Inovação
Gestão Organizacional
Framework de avaliação
Área
Gestão da Inovação
Tema
Dimensões da Criatividade, do Comportamento e Cultura Organizacional para Inovação
Autores
Nome
1 - Otacilio Jose Moreira UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - CASI
2 - Favio Akiyoshi Toda UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - PPGAd
4 - Américo da Costa Ramos Filho UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
5 - LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA Pontifícia Católica do Rio de Janeiro - Departamento de Adm
Reumo
A inovação funciona como uma alavanca estratégica do progresso no ambiente de negócios dinâmico e muitíssimo competitivo, quer seja por meio de tecnologias disruptivas ou, de modelos de negócios inovadores. As organizações que não investem em inovação correm o risco de estagnação e irrelevância, pois, reduz a sua competitividade, capacidade de crescimento e resiliência no longo prazo. A capacidade de inovar é uma característica cada vez mais crucial para a sobrevivência no cenário em constante evolução do comércio global, sendo assim, torna-se assim, um pré-requisito a gestão da inovação.
Problema: Como as organizações podem avaliar efetivamente seu nível de inovação no campo da Administração e identificar áreas de melhoria para aumentar sua competitividade e sustentabilidade no mercado? Objetivos: categorizar as organizações como inovadoras ou não inovadoras e desvendar os fatores que impulsionam a inovação no campo da Administração, delineando os caminhos da gestão da inovação para a transformação organizacional e propor um framework que permitisse avaliar as organizações ao longo do espectro da inovação e colaborar em desvendar ou se aprofundar nos mecanismos da inovação.
Em busca de vantagens competitivas, as empresas podem explorar distintos tipos de inovação, cada qual com suas próprias características, vantagens e desafios. Damanpour & Wischnevsky (2006) argumentam que as teorias existentes de inovação organizacional; independentemente de qualquer tipo de inovação, o framework para classificar organizações inovadoras e não inovadoras não varia. A busca por classificar as organizações pela sua capacidade inovadora requer uma avaliação da cultura organizacional, da liderança, da alocação de recursos e dos fatores que moldam os ecossistemas de inovação
Para classificar as organizações com base em suas atividades inovadoras, sugere-se um framework abrangente que leva em conta as diferentes dimensões da inovação e do comportamento organizacional; este estudo adota o modelo Cultura Organizacional – Estrutura Organizacional – Processos – Desempenho – Liderança e visão – Ambiente externo (que foi denominado como CEPDLA), para avaliar a influência desses fatores na decisão das empresas inovadoras, e propor um framework com essas características. A mensagem do acrônimo é de que a inovação é um processo complexo que exige uma abordagem sistêmica.
A compreensão da relação entre inovação e produtividade é fundamental para as empresas que buscam melhorar seu desempenho e competitividade no mercado. Ao identificar como a inovação impacta a produtividade, os gestores podem desenvolver estratégias efetivas para promovê-la nos diferentes níveis da Cadeia de Suprimentos das empresas. Nesse contexto, os frameworks são uma ferramenta valiosa para auxiliar na compreensão dessa relação complexa porque possuem uma estrutura para organizar e analisar as informações, identificar padrões e tendências, e desenvolver estratégias e práticas mais eficazes
Chutivongse, N.; Gerdsri, N. (2019). Creating an innovative organization. Journal of Modelling in Management, 15(1), 50–88. https://doi.org/10.1108/JM2-05-2018-0067
Codina, L. (2020). Revisiones bibliográficas sistematizadas en Ciencias Humanas y Sociales. 1: Fundamentos. In (pp. 50-60). https://doi.org/10.31009/methodos.2020.i01.05
Cooper, R., & Sommer, A. (2020). New-Product Portfolio Management with Agile: Challenges and Solutions for Manufacturers Using Agile Development Methods. Research-Technology Management, 63, 29-38. https://doi.org/10.1080/08956308.2020.1686291.