Resumo

Título do Artigo

Tradicional ou ágil - o dilema constante na vida do gerente de projetos
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Caso de Ensino
Ensino e Pesquisa em Administração
Gestão de projetos

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Ricardo Vieira Nogueira Júnior
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA - Campus Itaperi
2 - Luiz Madeira Sobrinho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA
3 - Priscila Portela de Azevedo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
4 - Vanessa Maria Vasconcelos Veras
PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA UECE - Campus do Itaperi - Fortaleza

Reumo

Francis, 50 anos, bacharel em informática e MBA em gestão de projetos, tem vasta experiência em T.I e gerência de projetos. Atuante no PMI-CE, enfrenta um desafio na gestão do PMDay 2019, envolvendo alocação de voluntários e redefinição do planejamento. Ele pondera entre as abordagens para o desenvolvimento do projeto. Além das dificuldades encontradas durante o planejamento como definição dos palestrantes, desistência de voluntários e dificuldade para conseguir um local, Francis ainda tinha que decidir “qual ciclo de desenvolvimento escolher para o projeto"?
O objetivo principal deste caso de ensino é apresentar aos alunos a necessidade de se escolher o ciclo de desenvolvimento de produto, preditivo ou ágil, e sua adequação ao projeto que se está gerenciando. Também apresenta oportunidades de discussão e debates sobre as ações realizadas, as estratégias utilizadas, a gestão da equipe e o relacionamento com as partes interessadas.
Os dados apresentados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, com roteiros previamente definidos com os personagens do caso e pesquisa documental. Vale ressaltar que os personagens são pessoas reais, mas com outros nomes. Isso foi feito para preservar o sigilo de suas identidades, apesar de que o nome real da instituição foi utilizado. Para a consecução do trabalho, foi solicitado aos entrevistados a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), assim como foi recebida a anuência da instituição para a realização da pesquisa e divulgação do nome.
Gestão de Projetos, Estratégia Organizacional e Teoria das Organizações.
ALBERTON, A; SILVA, A. B. da. Como escrever um bom caso para ensino? Reflexões sobre o método. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 5, p. 745-761, 2018. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018180212. FARIA, M.; FIGUEIREDO, K.F. Casos de Ensino no Brasil: Análise Bibliométrica e Orientações para Autores. Revista de Administração Contemporânea, v. 17, n. 2, 2013. http://www.scielo.br/pdf/rac/v17n2/04.pdf. PMI. Agile Practice Guide. Newtown Square: Project Management Institute, 2017.