Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação
Autores
Nome
1 - MARIANA DOREA FIGUEIREDO PINTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Departamento de Ciências Contábeis
2 - Joenison Batista da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Departamento de Ciências Contábeis (DCC/UFS)
3 - Genisleide de Santana Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - São Cristovão
Reumo
A Auditoria na Administração Pública desempenha um papel fundamental atuando de forma proativa para aprimorar a gestão e prestar contas à sociedade (Castro, 2015). As Universidades Públicas Federais, como parte da administração indireta, devem seguir normativos específicos para assegurar a eficiência na gestão dos recursos públicos. A Auditoria Interna (AUDIN) nessas instituições desempenha um papel crucial na avaliação dos controles internos, sendo empregada como um mecanismo para auxiliar o gerenciamento no controle dos recursos da instituição e na qualidade da educação (Silva & Sena, 2019).
Apesar da importância reconhecida da auditoria interna, existem lacunas significativas no conhecimento sobre suas práticas, desafios e impactos dentro das universidades públicas federais. A falta de estudos abrangentes e atualizados sobre esse tema dificulta a compreensão plena de como as auditorias internas são estruturadas, implementadas e percebidas nas instituições. Assim, para preencher essa lacuna, o objetivo deste estudo foi analisar os resultados de pesquisa exploratória e descritiva sobre o Papel da Auditoria Interna (AUDIN) na Governança Pública das Universidades Públicas Federais.
A auditoria interna é uma função independente e objetiva que proporciona uma avaliação sistemática dos processos de gestão de riscos, controles e governança de uma organização (IIA, 2024). As universidades públicas brasileiras têm incorporado práticas de governança para atender às demandas sociais e prestar contas aos órgãos reguladores. Com isso, a AUDIN tem como finalidade avaliar de forma sistemática os processos administrativos e acadêmicos, visando envolver uma análise crítica de como os recursos são alocados e utilizados conforme os objetivos institucionais (Santos & Souza, 2017).
Este estudo utilizou uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise sistemática. A base de dados escolhida foi a Web of Science (WoS), sendo motivada pela abrangência e qualidade das fontes acadêmicas indexadas nesta base, reconhecida internacionalmente por incluir revistas de alto impacto e rigor científico. Os termos de busca utilizados foram "Internal Audit" e "Public Universities". A discussão crítica dos resultados enfatizou as contribuições do estudo para o entendimento da auditoria interna em universidades públicas, ao mesmo tempo que reconheceu suas limitações.
Em conclusão, a auditoria interna desempenha um papel crucial na identificação e mitigação de riscos, promovendo a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos nas universidades públicas federais. A crescente atenção acadêmica ao tema nos últimos anos reflete sua importância contínua para a boa governança nas instituições de ensino superior. Para maximizar a eficácia das auditorias internas, é essencial enfrentar os desafios identificados, aumentar os investimentos em recursos humanos e tecnológicos e implementar programas contínuos de capacitação para os auditores internos.
Costa, R. M., & Ribeiro, L. T. (2021). Desafios da auditoria interna em universidades públicas: uma abordagem prática. Revista de Auditoria e Controle, 15(1), 33-50.
The Institute of Internal Auditors. (2024). Normas Globais de Auditoria Interna. The Institute of Internal Auditors.
Lima, J. R. (2019). Desafios da auditoria interna no setor público. Revista Brasileira de Auditoria, 28(3), 89-103.
Moreira, M. A., & Palmisano, J. R. (2016). Transparência e controle interno nas universidades públicas. Gestão & Sociedade, 10(3), 485-504.