Resumo

Título do Artigo

ALUGUEL DE ESPAÇOS COMO SOLUÇÃO ESTRATÉGICA PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
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Palavras Chave

Gestão Educacional
Gestão Estratégica
Política de aluguéis

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Joaquim Fernando Pontes III
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
2 - José Aurélio da Silva Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
3 - Adriano Oliveira de Albuquerque
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) - Campus Fortaleza
4 - Cláudia Buhamra Abreu Romero
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Reumo

A gestão estratégia pode contribuir para diversos ramos de negócios, propõe-se uma análise sobre a utilização da estratégia de locação de espaços para obtenção de receita, percebida como solução pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade Católica de Fortaleza. A questão a ser respondida é: como gerar receita em uma instituição de ensino sem recursos financeiros para investimento? Assim, o objetivo do presente artigo é descrever o processo de planejamento e implementação da política de aluguéis realizada na referida instituição, definida em seu planejamento estratégico.
A unidade de estudo é a Faculdade Católica de Fortaleza – FCF, uma instituição de ensino superior recredenciada pelo MEC – Portaria nº 1644 em 19 de setembro de 2019, DOU 23/09/2019. A tradição de ensino remonta desde a criação da Diocese do Ceará no ano de 1853. O amplo espaço interno da Faculdade Católica de Fortaleza reflete a arquitetura da época e a intenção primeira de sua edificação. Ora, o Seminário da Prainha foi idealizado para ser um internato para os aspirantes ao sacerdócio. Logo, toda a sua estrutura foi projetada com a finalidade estudantil e residencial.
Para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade Católica de Fortaleza, reuniram-se os membros da diretoria, os responsáveis pelos setores técnico-administrativo e os coordenadores de curso. Esses participantes foram divididos em grupos e guiaram a discussão mediante a técnica da análise SWOT, sigla inglesa com tradução portuguesa para forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (FOFA). Observou-se como unanimidade que a localização, próxima à praia, era uma força para a instituição e que seria uma oportunidade de investimento na locação de seus espaços.
Mediante os resultados obtido durante o planejamento estratégico da Faculdade Católica de Fortaleza, levou-se à formulação de uma estratégia para reduzir o custo com a manutenção dos espaços ociosos do prédio. Observou-se a necessidade de implementar uma política de alocação de partes da estrutura predial a fim de contribuir para a geração de receita da faculdade e a contenção de gastos com o custo de manutenção. Até o final de 2018, praticamente não havia divulgação sobre os espaços disponíveis da instituição, apenas concessões para alguns eventos nos finais de semana.
Os resultados da implementação dessas iniciativas já são visíveis desde o segundo semestre do ano de 2022. Nesse período, a faculdade já contou com a realização de quatro, sendo três deles religiosos e um civil. No mesmo período, segundo semestre de 2023, foram dezenove eventos, sendo onze religiosos e oito civis. No primeiro semestre de 2024, foram contabilizados dez eventos, quatro a mais que o mesmo período do ano anterior. Esse fenômeno ocorreu porque as mídias da Faculdade Católica de Fortaleza estão associadas à Arquidiocese de Fortaleza, ocorrendo um maior alcance para esse público.
Constata-se a importância da realização do PDI como instrumento de planejamento e diagnóstico de solução estratégica, somada à utilização da matriz SWOT como ferramenta para avaliação dos ambientes internos e externos. Ambas apresentaram assertividade para atender à análise de estratégia que estivesse de acordo com as expectativas organizacionais, em seu contexto de implementação de política de aluguéis na Faculdade Católica de Fortaleza. A pesquisa atende o objetivo de documentar o processo de planejamento para elaboração da estratégia comercial para geração de receita.