Resumo

Título do Artigo

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: uma proposta de elaboração para pequenas empresas
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Palavras Chave

Planejamento Estratégico
Pequenas Empresas
Análises externa e interna

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Cleiciele Albuquerque Augusto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Administração

Reumo

O planejamento é uma das funções organizacionais que basilaram os fundamentos do pensamento administrativo (TAYLOR, 1911; FAYOL, 1981). O planejamento alinhado a estratégia chegou de forma mais assertiva na administração a partir da década de 1950, com alguns autores famosos, como Drucker (1954), Chandler (1962), Ansoff (1965) e Andrews (1971), se estendendo para a década de 1980, com Porter (1985) e Mintzberg (1989). Na literatura de estratégia, vários autores têm trazido passos para a implementação de um planejamento estratégico, com discussões teóricas mais elaboradas.
Apesar do avanço das discussões em estratégia, numa busca em importantes bases de dados, não são encontrados estudos que trazem encaminhamentos práticos e simples para a elaboração do planejamento estratégico em pequenas empresas. Essa constatação surgiu diante da necessidade de elaboração de um planejamento estratégico em pequenas empresas, advinda de uma demanda da disciplina de Estratégia Organizacional 1, do Departamento de Administração, da UEM. Todas as empresas estudadas se caracterizaram como micro ou pequenas empresas, com até 20 funcionários, e com problemas de gestão.
Algumas dificuldades foram encontradas pelos acadêmicos, na aplicação de modelos mais teorizados em pequenas empresas reais: a) a falta de simplicidade na apresentação dos modelos, o que também foi ressaltado por alguns gestores dessas empresas; b) a falta de uma obra com todos os passos principais da elaboração de um planejamento estratégico; c) a dificuldade de aplicação dos conceitos apresentados em empresas reais, notadamente pequenas empresas, inclusive do Modelo VRIO (BARNEY; HESTERLRY, 2017), para a identificação de forças e fraquezas organizacionais.
A partir da base sobre planejamento estratégico já apresentada na literatura, vislumbrou-se a necessidade de estruturar uma ferramenta, que tem sido testada e aprimorada na referida disciplina, desde 2018, em pequenas empresas locais, na cidade de Maringá, com resultados satisfatórios. Assim, foi vislumbrada a oportunidade de elaborar um artigo tecnológico, cujo objetivo foi desenvolver e estruturar uma ferramenta para a elaboração de um planejamento estratégico, notadamente para pequenas empresas.
Os resultados propõem um modelo inovativo, contendo uma sequência diferente de etapas do planejamento estratégico, com questões a serem respondidas em cada uma delas, o que permite um encaminhamento prático para os objetivos e para os rumos estratégicos da organização. Nesse processo, destaca-se objetivos focados, maiormente, nas fraquezas organizacionais, uma vez que são pontos passíveis de controle por partes das empresas, bem como uma proposta de aplicação do Modelo VRIO. A intervenção prática com o modelo tem sido realizada nos últimos anos, e alguns resultados são demonstrados no artigo.
Considerando que todo artigo tecnológico é um artigo científico que se propõe a oferecer uma contribuição prática relevante (MOTTA, 2022), esta ferramenta se mostra como um método estruturado e acessível. A intenção, em última instancia, é viabilizar a criação de estratégias mais sólidas e adaptáveis, possibilitando que pequenas empresas enfrentem os desafios do mercado com maior preparo e se posicionem para o crescimento sustentável no longo prazo.