Ensino e Pesquisa em Administração
Business Analytics
Revisão de Literatura
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Experiências no ensino-aprendizagem
Autores
Nome
1 - Larissa Alves Sincorá INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF Fluminense) - Campus Santo Antônio de Pádua - RJ
2 - Silvania Neris Nossa FUCAPE Business School - Vitória
3 - Sabrina Oliveira de Figueiredo FUCAPE Business School - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração
4 - Murilo Zamboni Alvarenga ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo
Reumo
Indubitavelmente, a forma com que as organizações capturam, criam e utilizam seus dados está mudando o modo com que o trabalho é executado, bem como a forma com que as organizações são gerenciadas. Nota-se que à medida em que ocorre uma maior automatização dos processos empresariais e, consequentemente, uma maior geração de dados transacionais, a necessidade de transformar esses dados em algo significativamente útil e relevante para as empresas também aumenta, exigindo-se competências analíticas dos profissionais já formados e daqueles em formação.
Este estudo tem como objetivo empreender uma análise do conjunto de artigos científicos nacionais relevantes sobre BA publicados na última década – 2012 à 2022. Esse exame permitirá verificar como o assunto vem sendo discutido pelos pesquisadores da área, colaborando de forma prática e teórica, para o avanço do conhecimento por meio da identificação e exploração das principais características de experiências de ensino e, das publicações científicas sobre o tema no Brasil.
A abordagem analítica é caracterizada pelo uso extensivo de dados, análises estatísticas e quantitativas, modelos explanatórios e preditivos e, gestão baseada em fatos e dados para a tomada de decisão (Davenport & Harris, 2007; Sharma et al., 2014). Também entendida como Business Analytics (BA), tal temática vem ganhando importância tanto nas empresas quanto na academia (Barefah, 2024; Hindle et al., 2020; Kurpiela & Teuteberg, 2023; Menukin et al, 2023; Mikalef et al., 2020; Szukits & Móricz, 2023; Vysotskaya & Prokofieva, 2024).
Apesar da ascendente discussão e interesse da comunidade científica pela temática de BA, sobretudo, em um contexto internacional, observa-se que o Ensino e a Pesquisa em Business Analytics no Brasil, ainda é incipiente. A respectiva assertiva revela-se verdadeira, pois a partir dos dados analisados, observou-se que poucos cursos da área de Gestão & Negócios inclinados a trabalhar tal temática e, a formar profissionais habilitados em operar no contexto empresarial são ofertados em território nacional – sem falar, é claro, da pouca pesquisa publicada e disseminada no campo.
Business Analytics se tornou uma nova fonte de vantagem competitiva para muitas empresas. A força de trabalho de hoje deve, portanto, estar ciente de seu poder e valor para desempenhar eficazmente as suas atividades laborais em distintos e significativos contextos de negócio (Bowers et al., 2018; Gorman & Klimberg, 2014; Wilder & Ozgur, 2015). Isso posto, este estudo buscou apresentar o panorama nacional do Ensino e Pesquisa em Administração sobre Business Analytics no Brasil, a partir de um mapeamento das produções científicas em BA.
Barefah, A. (2024). Assessing the alignment of university academic programs with the requirements of Saudi Arabia’s data and business analytics job market. Journal of Education for Business, 99(3), 175–186.
Carillo, K. D. A. (2017). Let’s stop trying to be “sexy” – preparing managers for the (big) data-driven business era. Business Process Management Journal, 23(3), 598–622.
Verma, A., et al. (2019). An investigation of skill requirements for business and data analytics positions: A content analysis of job advertisements. Journal of Education for Business, 94(4), 243–250.