1 - Marina Cerqueira Marinho Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Campus Capital
3 - martinho isnard ribeiro de almeida Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - administração
Reumo
Na academia, a liderança espiritual (LE) é observada com significado e criatividade para a criação de espiritualidade no local de trabalho. Já foi vista na melhoria de bem-estar individual em linhas da corrente teórica da psicologia positivista como o conceito de flow, experiência ótima no trabalho e lazer (Csikszentmihalyi & LeFevre, 1989). LE foi vista como motivação, para “criar visão e congruência de valores em toda a equipe estratégica e capacitada e nos níveis individuais e, em última análise, promover níveis mais elevados de comprometimento organizacional e produtividade"(Fry, 2003).
Poucos investigadores resumiram e sintetizaram a literatura de LE existente em ciências administrativas por meio de revisões sistemáticas. Seguindo a proposta de estudos que relacionam a LE às organizações e combinam a revisão da literatura com metodologia bibliométrica, este estudo busca, mais especificamente, abordar as principais questões de investigação. Como poderia a literatura existente sobre LE avançar para a contribuição dos gestores organizacionais? O objetivo principal aqui foi sistematizar a literatura de LE e mostrar como ela pode ser útil para os gestores organizacionais.
A LE foi definida como compreendendo os valores, atitudes e comportamentos que são necessários para motivar intrinsecamente a si mesmo e aos outros, para que tenham um sentimento de sobrevivência espiritual através do chamado e da adesão (Fry, 2003). E na vista da dimensão espiritual, em que pessoas espiritualmente saudáveis têm um forte senso de propósito (McKinsey Health Institute, 2024). A LE está a disseminar meios de harmonizar o crescimento e desempenho lucrativo financeiro com a necessidade de desenvolver novos modelos de negócios para significado e criatividade (Fry & Nisiewicz, 2013).
A abordagem metodológica deste artigo respeita os procedimentos metodológicos de bibliometria e revisão da literatura. integra as literaturas de LE, tradução do conhecimento e criatividade. Foram extraídos na base Web of Science - Coleção Principal (Clarivate Analytics / Thomson Reuters) no período de agosto de 2023. Foram utilizados os termo “spiritual* leader*”. Para refinamento da pesquisa, utilizou-se os filtros de “Management” e “Business”. Para sintetizar e categorizar literaturas relacionadas em um campo de estudo, resultando um total de 359 trabalhos sobre LE.
Os resultados foram analisados conforme a metologia de pesquisa bibliométrica. A discussão foi realizada com análise de conteúdo dos artigos. A seguir serão apresentados os resultados obtidos por meio dos relatórios analíticos e de citação do Web of Science. Foram identificados: (1) Evolução no tempo e citações. (2) Geografia dos artigos: distribuição dos artigos entre os países (3) Colaboração entre países (4) Periódicos. Foram analisadas e discutidas as palavras-chave dos artigos de significado, criatividade e organizações que aprendem no Vosviewer
Este artigo oferece contribuições na literatura. O objetivo principal aqui foi sistematizar a literatura de LE e mostrar como ela pode ser útil para os gestores organizacionais. Revisamos a LE com as dimensões de significado, criatividade e organizações que aprendem. Isso nos permitiu formular uma estrutura que inclui no modelo a dimensão de tradução do conhecimento científico, que permitirá aos pesquisadores prosseguirem em uma nova linha de estudos.
Burack, E. H. (1999). Spirituality in the workplace. Journal of organizational change management, 12(4), 280-292.
Csikszentmihalyi, M., & LeFevre, J. (1989). Optimal experience in work and leisure. Journal of personality and social psychology, 56(5), 815.
Fry, L. W. (2003). Toward a theory of spiritual leadership. The leadership quarterly, 14(6), 693-727.
Fry, L. W., & Nisiewicz, M. S. (2020). Maximizing the triple bottom line through spiritual leadership. Stanford University Press.