Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações
Autores
Nome
1 - Stéphanie Martins Miranda UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACE
2 - Cristiana Trindade Ituassu UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas
Reumo
A literatura tradicionalmente atrela o sentido do sucesso a status, poder, riqueza, prestígio. Mas alguns autores defendem que esse sentido é relativo, individual e variável, inclusive, entre gêneros. Logo, cabe ampliar a noção dominante do termo e considerar interesses femininos. Nos negócios, as mulheres ocupam espaço em mídias como a Forbes Mulher, um perfil no Instagram com conteúdos exclusivos, já que têm necessidades e interesses próprios. Sendo as redes sociais um ambiente de relacionamento, suas influências devem ser compreendidas: aqui, sobre elas e o conceito de sucesso.
A Forbes Mulher no Instagram tem mais de 930 mil seguidores e “apresenta o fascinante universo das Mulheres que estão deixando sua marca no mundo”. Quanto à rede social, o Brasil ocupa o top 3 de países com mais usuários e o público feminino representa cerca de 60% das contas. Considerando isso e a relevância de considerar o que pensam, sentem e buscam as mulheres quando se fala de sucesso, esta pesquisa assume como pergunta: Qual o sentido do sucesso construído pela Forbes Mulher no Instagram? Assim, objetiva identificar qual o sentido de sucesso construído pela Forbes Mulher no Instagram.
As mulheres não se limitam à visão masculina do sucesso: visam autonomia, rede de apoio, impacto positivo, tempo de qualidade, reconhecimento. Contudo, enfrentam desafios diferentes e maiores que eles: acesso a recursos e networking; estereótipos; decisões sobre trabalho/vida pessoal; fatores regionais e socioculturais; pouca representatividade feminina. Já redes sociais são sites de relacionamento e mídias sociais permitem interação e compartilhamento de dados. O Instagram, como mídia e rede social, impacta e muda a percepção de valores e a construção de sentidos - inclusive do sucesso.
Neste estudo qualitativo e descritivo, os dados foram coletados na página do Instagram Forbes Mulher, configurando uma pesquisa documental. Foram então submetidos à análise de conteúdo 100 posts publicados entre maio e setembro de 2022, classificados a partir de cinco categorias, definidas conforme a literatura e os objetivos do estudo: características físicas; psicológicas; posição na organização; resultados do sucesso; meios, rotas e prescrições para o sucesso. Os posts foram adicionados em uma planilha de Excel, identificados (#ID) e, então, categorizados gerando as interpretações.
A análise dos dados mostrou que o retrato da bem-sucedida consiste fisicamente em uma mulher branca, de cabelo liso, magra, bem-vestida e jovem. Como aspectos psicológicos, é empreendedora e ambiciosa. Sobre a posição que ocupa, trata-se do topo da organização. O resultado do sucesso é entendido, segundo a Forbes Mulher, como sinônimo de ascensão profissional e também ser dona de negócios, e os meios para tal são empreender, ter coragem e persistência. Além disso, a bem-sucedida é aquela mulher de referência, que goza de prestígio, status e poder. Não suficientemente, é rica.
Em suma, o retrato de mulheres conforme apresentado nos posts analisados se aproxima do sucesso tradicional da literatura: materialista, relacionado a características tradicionalmente masculinas, como ousadia, ambição e disposição de correr riscos. Assim, muda o gênero, mas não a essência do que consiste o sucesso (aqui, em mulheres privilegiadas). O aspecto que, de acordo com os estudos analisados e com o que aparece na Forbes Mulher, mais se difere entre os gêneros na percepção de sucesso é a preocupação em gerar impacto social positivo, principalmente direcionada às demais mulheres.
CHO, Y. et al. “A woman CEO? You’d better think twice!”: Exploring career challenges of women CEOs at multinational corporations in South Korea. Career Development International, v. 24, n. 1, 2019
DYKE, L.S.; MURPHY, S. A. How we define success: A qualitative study of what matters most to women and men. Springer Science, 2006
ITUASSU, C. T. O sentido do sucesso: uma construção social made in the USA. São Paulo. Revista de Administração Mackenzie 13, 197-224. 2012
VILLANUEVA-FLORES, M. et al. Psychological capital and entrepreneurship: gender differences. Gender in Management, v. 36, n. 3, 2021