Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações
Autores
Nome
1 - Letícia Nardocci Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
2 - Samantha Frohlich UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
Reumo
Esta pesquisa tem como foco de estudo a identificação de ações para a promoção da diversidade e inclusão [D&I], especificamente de pessoas negras, LGBTQIA+, e pessoas com deficiência [PCD]. Historicamente esses grupos são sub-representados em espaços de poder e tomada de decisão, tanto em contextos públicos quanto privados, e sofrem com discriminação na sociedade, incluindo no mercado de trabalho.
Esta pesquisa tem como objetivo identificar ações para promoção da diversidade e inclusão de pessoas negras, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência em empresas, em três frentes: a primeira é analisar como as empresas lidam com a atração e seleção de candidatos dos grupos sub-representados. A segunda é mapear práticas para assegurar um ambiente inclusivo para esses grupos. E a terceira é compreender os avanços e entraves dessas ações dentro das organizações.
Diversos? Sim! Inclusivos? Nem tanto! Enganam-se as pessoas que pensam que estamos convivendo, todos juntos, em um heterogeneidade harmônica, pois nossa sociedade é estratificada, como afirma Fleury (2000), e o que determina o acesso à oportunidades educacionais e posições no mercado de trabalho são as condições socioeconômicas. O que consideramos grupos majoritários, na verdade são grupos de pessoas que historicamente possuem vantagens, recursos econômicos e poder em relação aos outros grupos.
Para alcançar esse objetivo, o trabalho contou com a participação de 7 empresas por meio de entrevistas com profissionais que lideram, conduzem ou participam dos processos e ações de Diversidade e Inclusão nas organizações.
Em relação aos resultados encontrados, foi possível chegar a uma lista de práticas que contribuem efetivamente para promoção da diversidade e inclusão de pessoas negras, LGBTQIA+ e PCDs dentro de empresas. E percebeu-se também a necessidade de análise de cada situação específica e conscientização dos preconceitos e discriminações que impactam estes públicos para que sejam criadas ações contextualizadas e eficazes.
A pesquisa realizada teve como objetivo identificar ações para promoção da diversidade e inclusão de pessoas negras, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência em empresas. O estudo aprofundou-se em 3 frentes: a análise de como as empresas lidam com a atração e seleção de candidatos dos grupos sub-representados; o mapeamento de práticas para a assegurar um ambiente inclusivo; e levantamento de avanços e entraves dessas ações atualmente nas organizações.
Fleury, M. T. L. 2000. Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas. v. 40 (n. 3): pág. 18 a 25. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2022.
Camargo, E. P. 2017. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciênc. Educ.. v. 23 (n. 1): p. 1-6. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2022.