Resumo

Título do Artigo

AÇÕES EMPREENDEDORAS EM UM AMBIENTE DE INCERTEZA SOB A ÓTICA DA ABORDAGEM EFFECTUATION: UM ESTUDO FENOMENOGRÁFICO NO SEGMENTO DE RESTAURANTES
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Palavras Chave

Ações Empreendedoras
Ambiente de incerteza
Effectuation

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Josiane da Luz
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
2 - Fernando Cesar Lenzi
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA
3 - Gustavo Behling
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Carlos Ricardo Rossetto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
5 - Paulo Sérgio Reinert
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA

Reumo

Este estudo aborda o empreendedorismo em ambientes de incerteza, com foco específico na abordagem effectuation, analisando como empreendedores tomam decisões e adaptam suas estratégias em contextos imprevisíveis. O estudo examina as ações empreendedoras no setor turístico, particularmente em restaurantes, durante a pandemia de COVID-19.
O objetivo geral deste artigo é compreender como os empreendedores do segmento de restaurantes desenvolveram suas ações em um ambiente de incerteza sob a ótica da abordagem effectuation.
Na fundamentação teórica deste estudo, abordaremos três temas principais: empreendedorismo em ambientes de incerteza, destacando a importância da abordagem effectuation na tomada de decisões dos empreendedores; as ações empreendedoras no setor turístico, com foco específico em restaurantes, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19; e a aplicação da abordagem effectuation nas atividades empreendedoras, explorando seus princípios e como esses influenciam o comportamento e a estratégia dos empreendedores em cenários imprevisíveis.
Esta pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa fundamentada na fenomenografia discursiva, alinhada ao paradigma interpretativista. O objetivo é compreender como empreendedores do setor turístico, especificamente restaurantes, desenvolveram suas ações em um ambiente de incerteza. A abordagem qualitativa é evidenciada pelo contato direto com informações dos empreendedores e seus ambientes organizacionais.
A pandemia exacerbou a incerteza em múltiplas dimensões para os empreendedores, exigindo respostas ágeis e estratégias adaptativas para sustentar operações e explorar novas oportunidades de negócios. A análise dessas dinâmicas ilustra como os desafios econômicos e competitivos moldaram as experiências empreendedoras em um período de profunda instabilidade global.
Os empreendedores adotaram diversas estratégias para se adaptar às novas demandas do mercado. A implementação de serviços de delivery e takeaway foi uma resposta crucial para manter o fluxo de receita e atender às restrições de distanciamento social. Além disso, muitos estabelecimentos buscaram diversificar suas ofertas, criando kits de refeições prontas e produtos para venda direta ao consumidor.
Sarasvathy, S. D. (2001). Causation and effectuation: Toward a theoretical shift from economic inevitability to entrepreneurial contingency. The Academy of Management Review, 26(2), 243-263. Sarasvathy, S. D. (2008). Effectuation: Elements of entrepreneurial expertise. Edward Elgar Publishing. Organização das Nações Unidas (ONU). (2021). Turismo internacional cai 83% no primeiro trimestre deste ano. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/130783-turismo-internacional-cai-83-no-primeiro-trimestre-deste-ano.