Eficiência
Análise Envoltória de Dados (DEA)
SEMEAD
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Autores
Nome
1 - Samuel Leite Castelo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Cesa - Centro de Estudos Sociais Aplicados
2 - Aline Duarte Moraes Castelo FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA - FEUC - Gestão de Empresas
Reumo
A Análise Envoltória de Dados (DEA) tem se mostrado uma ferramenta poderosa na avaliação da eficiência em diversos setores, permitindo uma análise comparativa entre unidades de produção, identificando as melhores práticas e áreas que necessitam de melhorias (Albuquerque, 2019; Sobrinho, 2018). Nos últimos anos, o interesse pela aplicação da DEA em estudos de eficiência governamental, saúde e educacional cresceu significativamente, refletido nas várias pesquisas apresentadas no Seminário em Administração (Semead).
Apesar do crescente uso da DEA na análise de eficiência, ainda existem lacunas significativas na compreensão das variáveis determinantes da eficiência. A variabilidade nos resultados e nas metodologias aplicadas torna desafiador identificar padrões consistentes e formular recomendações práticas para os gestores. Assim, a questão central desta pesquisa é: Como a DEA tem sido aplicada na avaliação da eficiência das organizações nos artigos apresentados no Semead? O objetivo geral da pesquisa é: analisar os artigos apresentados no Semead que aplicaram a DEA na avaliação da eficiência das empresas
Zhu (2014) apresenta, que a DEA pode ser vista como uma metodologia de avaliação de múltiplos critérios, onde as Decision Making Units – DMUs são alternativas e as entradas e saídas da DEA são dois conjuntos de critérios de desempenho onde um conjunto (entradas) deve ser minimizado e as outras (saídas) devem ser maximizadas. Essa técnica permite avaliar a eficiência relativa entre um grupo de unidades tomadoras de decisão, tais como organizações, empresas ou municípios. Ela constrói uma fronteira de eficiência com as unidades mais eficientes na transformação de insumos em produtos.
A escolha desta revisão sistemática de literatura baseada nos artigos apresentados no Seminário em Administração – Semead foi intencional e por conveniência. A realização de um estudo sobre os artigos apresentados no Seminário de Administração com foco na Análise Envoltória de Dados (DEA) é justificada porque um estudo concentrado nos trabalhos que utilizam DEA ajudará a identificar as contribuições principais e direções futuras para estudos sobre eficiência organizacional, tanto públicas ou privadas.
A análise dos artigos utilizando DEA é crucial para a avaliação contínua da própria técnica, suas limitações, potencialidades e áreas de aplicação, garantindo sua relevância e precisão ao longo do tempo. Ao focar nos artigos do Semead que utilizam a DEA, o estudo proposto não só contribuiu para a literatura acadêmica, mas também para a prática administrativa e política, fortalecendo a capacidade de análise e decisão baseada em evidências em diversos campos da administração pública e privada.
COELLI, Tim; RAO, D. S. Prasada; BATTESE, George E. An Introduction to efficiency and productivity analysis. Boston: Kluber Academic Publishers, 1998. MORAES, J. P. S. C.; DIB, L. D. A. L.; FREITAS, K. S.; FORTI, C. A. B. Rentabilidade das cooperativas de crédito brasileiras: um mapeamento dos determinantes. SEMEAD - Seminário em Administração, 2019, p. 1–17. NOGUEIRA, D.; MARZZONI, S.; BATTESINI, M. Segurança pública dos estados no período 2011-2020: análise da eficiência técnica por meio de DEA e índice de Malmquist. SEMEAD - Seminário em Administração, 2022, p. 1–17.