Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM NO DECORRER DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CARREIRA EMPREENDEDORA: uma narrativa autobiográfica
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Palavras Chave

Aprendizagem e ensino em Administração
Carreira empreendedora
Narrativa autobiográfica

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Esthefany Paula Ferreira Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
2 - Henrique Geraldo Rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

As pesquisas sobre educação empreendedora têm direcionado sua atenção ao debate sobre a adequação dos currículos dos cursos de graduação em Administração frente às demandas contemporâneas do mercado de trabalho (Blenker et al., 2012; Henry; Lewis, 2018; Maritz; Brown, 2020; Nabi et al., 2017). Historicamente, a formação de gestores tem sido estruturada com o objetivo principal de preparar seus egressos para atuarem frente às demandas das grandes organizações. Contudo se verifica a necessidade crescente de que os currículos também contemplem capacidades voltadas à carreira empreendedora.
Objetivou-se compreender como as vivências de aprendizagem experienciadas no decorrer do curso de Administração contribuíram para a aquisição de aprendizados necessários à construção de uma carreira empreendedora. Para isso, a estratégia de pesquisa baseou-se na narrativa autobiográfica da primeira autora deste trabalho.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Administração são estabelecidas pela Resolução nº 5, de 14 de outubro de 2021 do Ministério da Educação (MEC, 2021). Pelas DCN, se prioriza a formação de profissionais com um perfil integrado de competências, habilidades e atitudes, equilibrando os aspectos humanos e analíticos. Essas diretrizes reforçam a importância do projeto pedagógico de curso (PPC) ao abranger todas as atividades necessárias para o desenvolvimento de competências, proporcionando ao estudante autonomia no processo de aprendizagem (Brasil, 2021).
O estudo realizado é de natureza qualitativa e se trata de ma pesquisa descritiva. A estratégia de pesquisa adotada foi a narrativa autobiográfica (Trahar, 2009). Para a coleta dos dados, a primeira autora elaborou uma narrativa autobiográfica guiada pela seguinte questão: de que forma as vivências de aprendizagem experienciadas, no decorrer do curso de administração, tomaram parte na aquisição de aprendizados necessários à carreira empreendedora? Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bauer, 2022).
A análise e discussão dos resultados indicam que as experiências de aprendizagem vivenciadas pela narradora, no contexto do curso de Administração, contribuíram para a aquisição de conhecimentos técnicos e comportamentais. Tais experiências mostram-se impulsionadoras do desenvolvimento da narradora, contribuindo para o fortalecimento da inclinação e desejo de atuação profissional em uma carreira empreendedora.
O percurso da narrativa autobiográfica, feito pela própria pesquisadora, revelou-se útil à aquisição de novos conhecimentos e ao fortalecimento de sua identidade profissional. Ao narrar suas experiências, a primeira autora deste estudo, por meio da autorreflexão, foi instigada a contemplar suas escolhas, desafios enfrentados e conquistas ao longo de sua trajetória de aprendizagem. Ainda, a narrativa desempenhou um papel relevante na atribuição de significado às experiências vivenciadas, pela compreensão de como elas contribuíram ao estabelecimento e clareza quanto às aspirações profissionais.
ANTONELLO, C. S. Articulação da aprendizagem formal e informal: seu impacto no desenvolvimento de competências gerenciais. Revista Alcance, v. 12, n. 2, p. 183-210, 2005. MARQUES, V.; SATRIANO, C. Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Críticas. v. 23, p. 369-386, 2017. HANNON, P.D. Teaching pigeons to dance: sense and meaning in entrepreneurship education. Education + Training, v. 48, n. 5, pág. 296-308, 2006.