Resumo

Título do Artigo

VALIDADE DE CONTEÚDO PARA UMA ESCALA DE DECISÃO EM GESTÃO DA INOVAÇÃO EM INCUBADORAS DE NEGÓCIOS
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Palavras Chave

Decisão
Gestão da Inovação
Incubadora de negócios

Área

Gestão da Inovação

Tema

Inovação: Abordagens Integradas para Projetos e Processos

Autores

Nome
1 - Luiz Claudio Ribeiro Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)
2 - Paulo Soares Figueiredo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração
3 - MONICA AGUIAR MAC-ALLISTER
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração/NPGA

Reumo

O contexto que envolve este trabalho de validade de conteúdo para uma escala de Decisão em Gestão da Inovação em Incubadoras de Negócios é visto a partir da relevância da decisão para as organizações (SIMON, 2013), dos benefícios da adoção de boas práticas de gestão da inovação (TIDD; BESSANT, 2020) e da necessidade de se obter instrumentos que possam contribuir para avaliação do desempenho de ambientes de inovação como as incubadoras de negócios (BINSAWAD; SOHAIB; HAWRYSZKIEWYCZ, 2019).
Quais conteúdos deveriam ser mantidos, e de que forma devem ser apresentados, em uma escala de decisão em gestão da inovação para incubadoras de negócios? Este trabalho tem como objetivo descrever a validação de conteúdo de uma proposta de escala para decisão na gestão da inovação em incubadoras de negócios, composta de 4 (quatro) dimensões: 1) decisões do gestor; 2) adequação a processos; 3) enfoque empreendedor; e 4) desempenho da inovação.
Nas decisões sobre inovações em razão do nível de cooperação ou do seu grau de novidade, é possível se utilizar de indicadores de tempo para facilitar o processo decisório, seja pelo tempo médio para inovar ou pelo tempo médio entre inovações (SHAHIN; MALEKZADEH; WOOD, 2021). Entre tais decisões, se destacam por exemplo, aquelas voltadas para inovações organizacionais, onde as empresas precisam considerar como relevante para si uma estrutura que seja competitiva e adotar uma orientação estratégica (SALAVOU; BALTAS; LIOUKAS, 2004).
O método de pesquisa utilizado foi o grupo focal do qual se extraiu uma série de contribuições para melhoria do instrumento de coleta de dados a ser aplicado às incubadoras de negócios brasileiras conforme o plano de amostragem da tese. Em seguida foram feitos o pré-teste e validação semântica do questionário. Dessa forma, no desenvolvimento da escala DGIIN foi realizada esta primeira etapa de validação preliminar do instrumento de coleta de dados.
A partir dos resultados do grupo focal, foi construído o mapa mental para indicar como as questões se dispuseram após os ajustes. Nesse sentido, verificou-se que a partir das ramificações há um maior detalhamento das dimensões do modelo de decisão retirando a ambiguidade de algumas questões aumentando o número de itens a serem questionados para as incubadoras de negócios com o advento da aplicação da pesquisa.
A partir destes resultados, se pode concluir que todas as variáveis do modelo foram validadas em relação ao seu conteúdo e as modificações sugeridas são em grande parte complementares ao que foi construído inicialmente, então não foram percebidas mudanças substanciais de modo geral no modelo proposto, principalmente porque mantiveram-se inalteradas as dimensões e as variáveis em grande parte foram apenas ajustadas.
BINSAWAD, Muhammad; SOHAIB, Osama; HAWRYSZKIEWYCZ, Igor. Factors impacting technology business incubator performance. International Journal of Innovation Management, v. 23, n. 01, p. 1950007, 2019. SALAVOU, Helen; BALTAS, Georg; LIOUKAS, Spyros. Organisational innovation in SMEs: the importance of strategic orientation and competitive structure. European journal of marketing, 2004. SHAHIN, A.; MALEKZADEH, N.; WOOD, L. C. Developing a decision-making grid for selecting innovation strategies–the case of knowledge-based companies. Technology Analysis and Strategic Management, 2021.