1 - Maria Alexsandra Vieira de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CAMPUS III - BANANEIRAS
2 - Luanna Clara Ferreira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus III
Reumo
A monitoria cumpre uma função nas universidades, pois a partir da sua concepção centrada no aluno possibilita a melhoria na qualidade do ensino, bem como, contribui nas atividades de pesquisa e extensão. Frison (2016) apresenta a monitoria como uma prática exigente, que requer acompanhamento sistemático na formação e qualificação dos monitores, além de muito empenho dos professores orientadores.
Problema de pesquisa: Como a monitoria contribui com o desenvolvimento universitário e profissional dos discentes?
Objetivo: Estudar e analisar de que forma a experiência da monitoria contribui para o discente no seu desenvolvimento durante a formação e no futuro mercado de trabalho, identificar benefícios e desafios em suas diferentes formas.
A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e como as suas atividades técnico-didáticas (LINS, et al, 2009).
A pesquisa foi realizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de Bananeiras, Paraíba, em junho de 2024, e teve como sujeitos da pesquisa discentes que já passaram pela experiência de serem orientados por professores em disciplinas específicas. Seguiu-se uma abordagem qualitativa e descritiva, que teve como instrumentos coleta de dados e entrevista semiestruturada com alunos que já foram monitores.
A análise dos dados da pesquisa permitiu identificar alguns resultados que constituem na contribuição da monitoria neste tipo de pesquisa, com também aponta algumas diferenciações e informações de diferentes perspectivas.
4.1 Perfil dos monitores
Com relação à participação dos monitores nas atividades acadêmicas da universidade, de acordo com a entrevista, foi identificado que:
A experiência vivenciada ao longo da monitoria é relevante no delineamento da carreira profissional e à docência, colaborou para o desenvolvimento de habilidades. Além disso, incentivar outros sujeitos para esta possibilidade nas instituições de ensino superior, contribuindo dessa forma com reflexões no campo empírico e científico, a fim de suscitar debates e pesquisas nesse campo, ainda incipiente, mas cada vez mais demandado de investigações, principalmente a partir da necessidade de se rever novas formas de construção do conhecimento.
ASSIS, F. et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores orientadores. Revista Enfermagem (UERJ), Rio de Janeiro, v. 14, p. 391-397, 2006.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edições Loyola. (2016).
CAMPOS, S. L. et al. O uso das monitorias no ensino como proponente ampliador do conhecimento. Research, Society and Development. v. 9, n.10, Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9118/7984.