1 - Cristina Lourenço Ubeda UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) - Curso de Administração
2 - Isabella Bressan Pasquetta UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Sorocaba
Reumo
Em um contexto em que há uma maior responsabilização do indivíduo pela sua inserção e manutenção no mercado de trabalho, a empregabilidade apresenta-se como lógica norteadora da mobilidade de carreira, estando atrelada à busca individual por experiências que contribuam para aumentar as chances externas no mercado de trabalho e as internas no ambiente organizacional. Diante desta crescente complexidade no cenário de trabalho, a mobilidade de carreira também passa a ser pautada por escolhas tangenciadas pela sustentabilidade.
Este artigo tem como objetivo analisar o ecossistema da carreira sustentável dos egressos de um curso de graduação em Administração da UFSCar, campus Sorocaba. Para tanto, são consideradas escolhas profissionais diante da mobilidade em carreira guiada por as quatro dimensões fundamentais, constituintes das concepções contemporâneas de carreira sustável– tempo (time), espaço social (social space), agência (agency) e sentido (meaning) – propostas por Van der Heijden e De Vos (2015).
A dinâmica das carreiras e a mobilidade profissional têm experimentado profundas transformações; dado que a mobilidade envolve a capacidade dos indivíduos de se adaptarem a novos ambientes de trabalho para aproveitar oportunidades. À medida que a sociedade avança em direção a um futuro cada vez mais complexo e interconectado, a interseção entre carreira, mobilidade e sustentabilidade emerge como um ponto crucial de reflexão e ação. Assim, os profissionais que incorporam práticas sustentáveis em suas carreiras relatam níveis mais altos de satisfação e senso de propósito no trabalho.
Este estudo quantitativo e descritivo analisou o ecossistema da carreira sustentável dos egressos no curso de graduação em Administração da UFSCar - Sorocaba. Para tanto, utiliza-se o método de pesquisa de survey por compreender um levantamento de dados com corte transversal em uma amostra não probabilística por conveniência de 156 respostas válidas, representando uma taxa de retorno de 41,3% de egressos com o perfil atualizado no LinkedIn, diante dos 378 egressos formados até 2023 contatados para constituir a população do estudo. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas.
Com base na percepção dos egressos respondentes, a mobilidade dos egressos do curso de Administração da UFSCar revela uma diversidade significativa de experiências, trajetórias profissionais e escolhas ao longo dos anos. Sobre a sustentabilidade em carreira, os altos índices de média atribuídos a fatores como desenvolvimento profissional, equilíbrio pessoal-profissional e reconhecimento indicam uma forte preferência por ambientes de trabalho que não apenas permitam o crescimento individual, mas também valorizem o bem-estar geral e o impacto social das atividades laborais.
A compreensão do ecossistema da carreira sustentável dos egressos é influenciada por características de pessoa - perfil socioeconômico e perfil educacional e por padrões de carreira guiados pela mobilidade e pelas dimensões e fatores de sustentabilidade. Para promover a carreira sustentável em administração dos egressos, é crucial que as organizações ofereçam um ambiente que incentive o desenvolvimento contínuo, proporcione flexibilidade e autonomia, reconheça e valorize seus profissionais, e promova um senso de propósito e impacto positivo no trabalho realizado.
LAWRENCE, Barbara S.; HALL, Douglas T.; ARTHUR, Michael B. Sustainable careers then and now. In: Handbook of research on sustainable careers. Edward Elgar Publishing, 2015. p. 432-450.
MÜLLER, Camila Vieira; SCHEFFER, Angela Beatriz Busato. Por que adotar a perspectiva da sustentabilidade nos estudos de carreira? Ensaio teórico sobre os pilares ea importância da discussão. Revista de Administração de Empresas, v. 62, n. 5, p. e2020-1006, 2022.
VAN DER HEIJDEN, Beatrice IJM; DE VOS, Ans. Sustainable careers: Introductory chapter. In: Handbook of research on sustainable careers. Edward Elgar Pub