O cenário das organizações propõe constantes desafios, entre eles a gestão e treinamento de pessoas, que é essencial para impactar as escolas públicas brasileiras de educação básica. Para que a gestão de pessoas seja eficaz, líderes devem implementar um treinamento dinâmico e ativo, especialmente voltado para os professores (Ellis et al., 2021). Nesse contexto o sistema de escolas públicas brasileiras se destaca por sua natureza dinâmica e adaptativa, sendo influenciado por avanços tecnológicos, mudanças políticas e necessidades dos alunos e da sociedade (Bispo, 2022; Glaveli et al., 2021).
É necessário ampliar a compreensão dos desafios enfrentados pelos professores e as políticas necessárias para melhorar a qualidade educacional no sistema público (Kamau et al., 2021). Esta pesquisa busca responder se o Treinamento de Professores impacta na Prontidão Tecnológica e na Intenção de Rotatividade, além de investigar o papel das Práticas de Desenvolvimento Contínuo nessas relações. Professores treinados tendem a melhorar a prática em diversos aspectos, sendo este um tema relevante para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas brasileiras (Bulut & Culha, 2010).
A Prontidão Tecnológica é à capacidade dos professores de integrar eficazmente a tecnologia em suas abordagens pedagógicas (Alghamdi et al., 2022). Segundo Kamau (2021), muitos professores ingressam na sala de aula sem estarem adequadamente preparados. Rohman (2019) define as Práticas de Desenvolvimento Profissional Contínuo como atividades holísticas realizadas por professores para aprimorar suas competências. A Intenção de Rotatividade indica a probabilidade de deixarem seus cargos, influenciados por fatores como satisfação no trabalho e suporte institucional (Liu et al., 2021).
Utilizando um método quantitativo e descritivo, com dados primários, a pesquisa empregou Modelagem de Equações Estruturais para análise. Foram realizadas a avaliação do modelo de mensuração e a análise do modelo estrutural, bem como o teste de hipóteses.
Os achados na análise dos dados destacam não apenas a importância do Treinamento de Professores na Prontidão Tecnológica e na redução da Intenção de Rotatividade, mas também indicam áreas onde as práticas educacionais podem ser aprimoradas para melhorar a adaptação dos professores às demandas tecnológicas em constante evolução.
Os resultados destacaram que a Prontidão Tecnológica dos professores está associada negativamente à Intenção de Rotatividade, enquanto o Treinamento de Professores influencia positivamente a Prontidão Tecnológica e negativamente a Intenção de Rotatividade. Além disso, não foi encontrada evidência de que as Práticas de Desenvolvimento Profissional Contínuo moderem a relação entre Treinamento de Professores e Prontidão Tecnológica.
Abakah, E., Widin, J., & Ameyaw, E. K. (2022). Continuing Professional Development (CPD) Practices among basic school teachers in the central region of Ghana. Sage Open, 12(2), 1-14. https://doi.org/10.1177/2158244022109459
Ramírez-Correa, P., Grandón, E. E., & Rondán-Cataluña, F. J. (2020). Users segmentation based on the Technological Readiness Adoption Index in emerging countries: The case of Chile. Technological Forecasting and Social Change, 17(3), 1-8. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120035