Resumo

Título do Artigo

A EXPOSIÇÃO À VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR E SEUS EFEITOS SOBRE PROFESSORES
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Palavras Chave

Violência escolar
Professores
Bem-estar

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Bem-Estar e Mal-Estar no Trabalho

Autores

Nome
1 - Iraceli Fachetti
FUCAPE Business School - VITÓRIA
2 - Sandrielem da Silva Rodrigues
FUCAPE Business School - Vitória - ES

Reumo

Ataques e episódios de violência nas escolas têm crescido significativamente no Brasil. Dados da OCDE revelam que o Brasil está entre os países com maiores índices de violência contra professores. A violência escolar afeta negativamente todos no ambiente escolar, mas os professores estão entre os mais impactados.
Diante do número limitado de pesquisas na área, o objetivo desse trabalho é analisar os efeitos da exposição do professor à violência no contexto no engajamento no trabalho (Bakker et al., 2023), na motivação (Ryan et al., 2021), no apoio organizacional (Schaufeli, 2018) e no senso de alto-eficácia (Callefi et al., 2021) desses profissionais.
A violência no ambiente escolar é um fenômeno complexo que abrange agressões físicas e impactos psicológicos. Estudos mostram que insultos e episódios de racismo reduzem a motivação e bem-estar dos professores. A satisfação no trabalho é criticamente influenciada por essas experiências, afetando o desempenho e a saúde mental dos docentes. O engajamento, definido como um estado psicológico positivo, é comprometido pela violência, gerando estresse e desmotivação. A autoeficácia, por sua vez, pode ser fortalecida em contextos de adversidade, capacitando os professores a gerenciar conflitos.
A pesquisa é quantitativa, descritiva e de corte transversal, com dados primários coletados via questionário online. A amostra é composta por professores de escolas públicas brasileiras, selecionados de forma não probabilística por acessibilidade. As escalas utilizadas medem exposição à violência, engajamento, satisfação no trabalho, autoeficácia, motivação e apoio organizacional. A análise dos dados será realizada por Modelagem de Equações Estruturais (SEM), avaliando confiabilidade e validade dos construtos, e testando as hipóteses propostas.
Os resultados indicam que a exposição à violência reduz a satisfação, apoio organizacional e motivação para o trabalho dos professores, enquanto aumenta o senso de autoeficácia. A hipótese de que a violência afeta negativamente o engajamento dos professores não foi confirmada. A análise estrutural mostrou que a exposição à violência tem efeitos significativos na percepção dos professores sobre seu ambiente de trabalho, com variações nos níveis de impacto dependendo do aspecto avaliado (satisfação, engajamento, autoeficácia, apoio organizacional e motivação).
A pesquisa confirma que a violência no contexto escolar afeta negativamente diversos aspectos do bem-estar e desempenho dos professores, com exceção do engajamento. Destaca-se a necessidade de intervenções direcionadas, como programas de apoio psicológico e estratégias de gestão de conflitos, para mitigar esses efeitos. A descoberta de que a violência pode fortalecer a autoeficácia sugere a importância de desenvolver resiliência entre os docentes, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
BBC News Brasil (2023). Os dados que mostram explosão no número de ataques a escolas no Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ckryl4epnpeo. Acesso em: 14 de agosto de 2023. Ceballos, A. G., & Carvalho, F. M. (2020). Verbal aggression against teacher and upper extremity musculoskeletal pain. Safety and health at work, 11(2), 187-192. OCDE (2019). Education overview: OECD indicators. Paris: OECD Publishing. Siqueira, M. M. M. (2014). Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Artmed Editora.