Métodos de observação participante são alternativas para produzir pesquisa com impacto socioeconômico e ambiental? Reflexões a partir de uma experiência concreta
1 - Sidney Lincoln Vitorino Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - PPGA - Estratégia e Inovação / SP
2 - Ilan Avrichir Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
3 - JOSE ANTONIO MASSAROPPE Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - ESPM TECH
Reumo
Face as pressões que os pesquisadore e o programas de pesquisa das instituições de ensino estão enfrentando, o ensaio analisa se os métodos de pesquisa voltados a observação participante poderiam ser uma resposta.
Seriam os métodos de pesquisa baseados em observações participantes uma alternativa para a contradição que alguns alegam existir entre ter que gerar teoria e impacto socioeconômico? E, em caso afirmativo, como isso pode ser feito?
A observação participante é um método qualitativo utilizado principalmente nas ciências sociais e humanas, como a antropologia, sociologia e psicologia. Nele, o pesquisador imerge no ambiente social e cultural do grupo que está sendo estudada. O objetivo principal é obter compreensão aprofundada das práticas, comportamentos e interações sociais a partir da perspectiva dos próprios membros da comunidade. Em particular, na pesquisa-ação, a participação ativa dos pesquisadores e dos participantes é a identificação de problemas, desenvolvimento e aplicação de soluções e avaliação dos resultados.
A pesquisa com perspectiva de observador participante pode trazer resultados em termos de conhecimento da situação que transcende a que poderia ser obtida com um estudo de caso. Está permitindo ao pesquisador ter um entendimento aprofundado da situação que não teria sido possível se a participação nas atividades cotidianas.
A participação do doutorando como pesquisador não parece capaz de alterar o quadro de pouco interesse dos stakeholders em fazer evoluir uma situação concreta e, em consequência trazer os benefícios que uma IG bem-sucedida pode trazer aos seus stakeholder. Uma intervenção com a perspectiva pesquisa-ação não teria condições de gerar impacto socioeconômico ou ambiental.
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