Resumo

Título do Artigo

Revisão da Literatura sobre Educação Contábil no Brasil (2022): o habitus científico social
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Bourdieu
Habitus Científico
Pesquisa Científica

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Herberty Cerqueira Lima
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA-USP
2 - Silvia Pereira de Castro Casa Nova
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Reumo

Apostolou et al. (2015-2023) realizaram revisões sistemáticas de literatura sobre educação contábil em seis jornais influentes, analisando currículo, instrução, tecnologia educacional, alunos e docentes. No Brasil, faltam revisões contínuas semelhantes. Este estudo analisa pesquisas sobre educação contábil em periódicos brasileiros de excelência em 2022, usando o conceito de habitus científico de Bourdieu para identificar características bibliométricas e perfis das publicações. Os resultados ajudarão pesquisadores a encontrar novas abordagens e caminhos para pesquisas futuras.
O presente estudo teve como objetivo analisar as pesquisas científicas sobre educação contábil publicadas no ano de 2022 em periódicos brasileiros de excelência (inter)nacional, sob a perspectiva bourdieusiana. A partir do construto de habitus científico, buscou-se compreender as características das publicações sobre educação contábil.
Pierre Bourdieu contribuiu significativamente para as Ciências Sociais e Humanas, analisando as conexões entre pesquisa e produção intelectual. Seus conceitos são essenciais para entender as estruturas sociais na produção científica, incluindo habitus científico, campo científico e capital científico. O habitus científico refere-se à produção de ideias, envolvendo normas e classificações sociais. Este estudo focaliza o habitus científico, usando análise bibliométrica para categorizar publicações em educação contábil.
Este trabalho adota métodos mistos para analisar pesquisas científicas sobre educação contábil em periódicos brasileiros de excelência, sob a perspectiva bourdieusiana. Utiliza estatística descritiva para a abordagem quantitativa e pesquisa documental para a qualitativa. Foram selecionados periódicos classificados no estrato A pelo sistema Qualis-Periódicos da CAPES, focando em publicações de 2022. De 421 artigos, 43 abordaram educação contábil, mas apenas 42 foram analisados. São categorias de análise: docente, discente, conteúdo e instituições de ensino, refletindo o processo de ensino.
A pesquisa em educação contábil é insuficiente, representando 10,21% dos trabalhos em periódicos em 2022. Destaca-se a diminuição de artigos sobre o tema. No Brasil, a situação é ainda mais preocupante. A REPeC e a RMC lideram na publicação de artigos sobre educação contábil, com 23,81% e 21,05%, respectivamente. A abordagem quantitativa domina (61,90%), métodos mistos são raros. A maioria dos estudos foca no discente (61,90%), utilizando questionários (57,78%). Predominam estudos com dados brasileiros (97,62%). A necessidade de maior diversidade metodológica e atenção ética é destacada.
A pesquisa explorou as publicações de 2022 sobre educação contábil em periódicos brasileiros de excelência, usando uma abordagem bourdieusiana e métodos mistos. Identificaram-se 43 artigos, destacando o papel central do ensino-aprendizagem (discente, docente, conteúdo, instituição). Observou-se prevalência de métodos quantitativos, com submissões frequentemente carentes de ética. Periódicos como REPeC e CV&R lideram, mas há desafios na internacionalização e diversificação temática. Recomenda-se formalização de educação contábil em periódicos e ética rigorosa.
Apostolou, B., Churyk, N. T., Hassell, J. M., & Matuszewski, L. (2023). Accounting education literature review (2022). Journal of Accounting Education, 63, 1–26. Bourdieu, P. (1983). Pierre Bourdieu: sociologia (R. Ortiz (ed.); P. Montero & A. Auzmendi (trans.)). São Paulo: Ática. Dai, N. T., Free, C., & Gendron, Y. (2019). Interview-based research in accounting 2000–2014: Informal norms, translation and vibrancy. Management Accounting Research, 42, 26–38.