Resumo

Título do Artigo

A PRÁTICA DOCENTE EM MESTRADOS PROFISSIONAIS: singularidades e desafios na área da Administração
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Palavras Chave

Prática docente
Mestrados profissionais
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Murilo Gabriel da Costa Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD)
2 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração

Reumo

A prática docente é uma atividade complexa, que exige dos professores um domínio aprofundado sobre o conteúdo que ensinam, além da compreensão das maneiras como os alunos aprendem e de seus diferentes estilos de aprendizagem. Além disso, é crucial que os professores saibam mobilizar recursos pedagógicos para atingir os objetivos esperados. Nessa perspectiva, como foco na Educação em Administração, têm-se os cursos de Mestrado Profissional (CMP), que são particularmente relevantes, pois focam na aplicação prática e nas demandas do mercado de trabalho (Fischer, 2003).
Dessa forma, este artigo busca elucidar a seguinte questão de pesquisa: como se caracteriza a prática docente na pós-graduação, em cursos de mestrado profissional? Assim, o objetivo geral é investigar a prática docente na pós-graduação, especificamente em cursos de mestrado profissional em Administração. Para a consecução deste objetivo, considera-se as singularidades, desafios enfrentados, perfil de atuação e a formação docente.
Discute-se os saberes essenciais que os professores em cursos de pós-graduação em Administração devem possuir, como saberes teóricos, epistemológicos, de ensino, de produção escrita e de prática de pesquisa. Ademais, são abordadas as singularidades e desafios enfrentados pelos professores que atuam em cursos de mestrado profissional. Destaca-se a necessidade de integração entre teoria e prática, a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos e a importância de desenvolver competências pedagógicas específicas para atender às demandas dos estudantes-profissionais.
Possuindo caráter qualitativo básico, o estudo envolve entrevistas com professores de mestrados profissionais em Administração. As entrevistas foram realizadas via Google Meet e os dados foram coletados, transcritos, codificados e analisados. A técnica de análise compreensiva-interpretativa proposta por Silva (2005) foi adotada para identificar singularidades dos mestrados profissionais, bem como aspectos da formação docente e perfil de atuação.
Os resultados evidenciam as principais conclusões das entrevistas com os professores. São apresentadas as percepções e desafios enfrentados pelos docentes na prática docente em mestrados profissionais, destacando aspectos como a produção tecnológica, a orientação de trabalhos acadêmicos e a integração entre teoria e prática. Os achados revelam a necessidade de os professores se adaptarem às demandas dos mestrados profissionais, enfrentando desafios como a produção de produtos tecnológicos em curto prazo e a orientação de trabalhos com qualidade acadêmica.
A conclusão do artigo destaca a importância da renovação da prática docente em mestrados profissionais, ressaltando que as mudanças rápidas da sociedade intensificam a necessidade de adaptação dos professores. É enfatizada a oportunidade de crescimento e inovação na prática docente, impulsionando os professores a repensar suas abordagens diante das necessidades dos estudantes-profissionais.
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