Resumo

Título do Artigo

SER UM EXECUTIVO OU UM PESQUISADOR? Investigando os motivos por detrás da escolha (ou não) pela carreira acadêmica entre estudantes de cursos ligados a negócios de uma capital brasileira
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Motivação
Carreira Acadêmica
Teoria da Autodeterminação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Luciana Lima Pinto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Faculdade de Estudos Sociais (FES)
2 - Marcelo Victor de Souza Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Faculdade de Estudos Sociais - FES
3 - Juliane Guimarães Fonseca
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Faculdade de Estudos Sociais
4 - FABIULA MENEGUETE VIDES DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

Reumo

Este estudo visa analisar os fatores que influenciam a decisão dos estudantes de cursos de negócios em universidades públicas e privadas de Manaus a optarem pela carreira acadêmica. Utilizando a Teoria da Autodeterminação de Deci e Ryan (2013) como modelo conceitual, buscamos entender a motivação desses alunos. A investigação combina métodos quantitativos e qualitativos para fornecer uma visão abrangente das motivações e barreiras enfrentadas por esses estudantes na escolha de seguir uma carreira na academia.
A escolha de uma carreira acadêmica é um processo multifacetado que envolve avaliação de diversos fatores pessoais e profissionais (Durso et al., 2016; Lima, 2021). Embora haja literatura sobre os fatores que influenciam a escolha da carreira acadêmica, muitos desses estudos se concentram em áreas específicas ou grupos populacionais limitados. Para preencher essa lacuna, esta pesquisa visa investigar os motivos que influenciam a decisão dos estudantes de cursos ligados a negócios em universidades públicas e privadas de Manaus a optarem (ou não) pela carreira acadêmica.
A Teoria da Autodeterminação de Deci e Ryan (2013) serve como base teórica para este estudo, explorando a motivação intrínseca e extrínseca dos estudantes. A teoria postula que a motivação intrínseca é impulsionada por três necessidades psicológicas básicas: autonomia, competência e relacionamento. Assim, com base nessa teoria, é possível sugerir algumas questões sobre os fatores que influenciam a decisão dos graduandos em relação à carreira acadêmica.
A pesquisa adotou uma abordagem mista, utilizando tanto métodos quantitativos quanto qualitativos. Os dados quantitativos foram coletados por meio de questionários online com perguntas fechadas baseadas na Escala de Motivação Acadêmica (EMA). Os dados qualitativos foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, permitindo uma análise aprofundada das experiências e percepções dos estudantes. A combinação dessas técnicas visou fornecer uma compreensão abrangente dos fatores que influenciam a escolha da carreira acadêmica.
Para análise dos dados quantitativos, foi realizada uma análise descritiva. Para a análise dos dados qualitativos, foi realizada uma análise de conteúdo temática. Dessa forma, a análise combinada dos dados permitirá a triangulação de informações, fornecendo uma visão mais ampla e aprofundada do fenômeno em estudo.
Os resultados quantitativos indicam que a motivação dos estudantes para a carreira acadêmica é impulsionada principalmente por fatores extrínsecos. Além disso, variáveis como sexo, curso, tipo de instituição, categoria étnica, condições socioeconômicas e experiências acadêmicas anteriores exercem influência significativa. As entrevistas qualitativas complementam esses achados, destacando a influência da família e dos professores na decisão de carreira dos estudantes, alinhando-se com a literatura sobre desenvolvimento vocacional.
DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. Springer Science & Business Media, 2013. DURSO, Samuel de Oliveira et al. Fatores motivacionais para o mestrado acadêmico: Uma comparação entre alunos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas à luz da Teoria da Autodeterminação. Revista Contabilidade & Finanças, v. 27, p. 243-258, 2016. LIMA, Herberty Cerqueira. O déficit da Contabilidade: a falta de interesse dos estudantes na área acadêmica. Revista Contabilidade e Controladoria, v. 12, n. 3, 2021.