Resumo

Título do Artigo

Panorama do itinerário formativo docente em PPG's de Administração no Brasil
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Palavras Chave

Componente curriculares
Eixo formativo docente em Administração
Pós-Graduação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Heudja Santana Varela Ribeiro de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus 1
2 - Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-grad. em Adm. (PPGA) e Pós-Grad. em Gestão Pública e Cooperação Internac. (PGPCI)
3 - Christiano Coelho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI)

Reumo

O itinerário formativo docente na Administração ocorre, em geral, num contexto interno que incorpora disciplinas obrigatórias ou eletivas voltadas para a prática e formação docente, também considerado nesse eixo o estágio docência supervisionado. Externamente podem ser consideradas por meio de políticas de formação docente, seja na própria universidade em que o PPG está inserido ou em nível regional/nacional, além dos eventos na área de Administração que abordam a temática de ensino.
Diante desse breve panorama sobre a formação docente no Brasil, busca-se mapear de que maneira é realizada o itinerário formativo da prática docente nos PPG’s de Administração no Brasil. É importante ressaltar que para esse estudo foram selecionados apenas PPG’s de cunho acadêmico e advindos de instituições públicas. Para tal, considerado o enfoque a partir da estrutura curricular que esses programas oferecem para os seus pós-graduandos.
A LDB (Brasil, 1996), em seu artigo 65º, legitima a pós-graduação a formar os docentes que irão atuar nas universidades, em se tratando das formações em bacharelado. Um dos fatores de maior impacto para os programas de pós-graduação, no entanto, é a pesquisa (Silva; Costa, 2014; Patrus; Lima, 2014; Bispo, 2016; Denicol Júnior et al., 2018; Welter, 2021). Isso é refletido pelos próprios critérios de avaliação, que priorizam a produtividade acadêmica, com foco em publicações e na elaboração de dissertações ou teses.
Nesta pesquisa foram analisados dados acessados através da Plataforma Sucupira, para obter informações relacionadas à pós-graduação em Administração em todo o país com complementação dos dados extraídos a partir dos sites dos programas, quando necessário. Para isso, foi utilizada uma planilha base do ano mais atual disponível, 2022. Juntamente com a aplicação de filtros e exclusão de colunas que não eram relevantes para a pesquisa, foram inseridas informações sobre disciplinas teóricas e estágio docência. Os dados foram analisados com o auxílio do software Power Bi.
Os achados mostram que mais de dois terços dos programas analisados oferecem disciplinas desse eixo formativo e mais da metade ofertam o estágio docência como crédito prático. O que se verificou é que a maioria dos programas que oferecem componentes curriculares teóricos para a formação docente contam apenas com uma disciplina, as quais se configuram, na maioria dos casos, em componentes eletivos. Em relação as disciplinas analisadas os títulos se dividem em 6 eixos principais: metodologia e didática, ensino e docência, prática, formação, estratégias e técnicas, e casos de ensino.
No que concerne a formação docente, há um cenário positivo em relação a oferta de algum componente para o eixo formativo docente. Quando se trata da relação entre teoria e prática promovida a partir de disciplinas teóricas e do estágio docência, o número se torna mais reduzido, mas ainda assim, praticamente metade dos programas demonstram essa preocupação de ofertar os dois componentes curriculares. Um aspecto positivo foi a oferta da disciplina de Casos para Ensino em 4 PPG’s do cenário nacional.
ARAÚJO, H. S. V. R. de.; COELHO, A. L. de A. L. Itinerário formativo docente em Programas de Pós-graduação (PPG’s) em Administração: uma revisão sistemática da literatura. SemeAd, XXV. Anais... p. 1-17, 2022. SILVA, A. B.; COSTA, F. J. da. Itinerários para o desenvolvimento da competência docente na pós-graduação stricto sensu em Administração. Revista Economia e Gestão. v.14, n.34, p.30-57, 2014. PATRUS, R.; LIMA, M. C. A formação de professores e de pesquisadores em Administração: contradições e alternativas. Revista Economia e Gestão. v.14, n.34, p.4-29, 2014.