empreendedorismo baseado em ação
educação empreendedora
ensino superior
Área
Empreendedorismo
Tema
Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco
Autores
Nome
1 - MARCELO TAVARES DA SILVA Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Marcelo Caldeira Pedroso UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)
Reumo
A educação empreendedora é um dos motores de crescimento sustentável da economia de um país. Sendointegrante do movimento empreendedor, a educação empreendedora não é um fenômeno recente e, num sentidoamplo, é estruturalmente complexa composta de vários stakeholders que a observam e nela atuam sob váriasperspectivas teóricas e práticas (Lackéus, 2015). O método de empreendedorismo baseado em ação (action-basedentrepreneurship), foco deste estudo, é um tema relativamente recente, tendo sido abordado com maior ênfase pelaliteratura a partir de 2006 (Hägg & Gabrielsson, 2020).
A questão de pesquisa que norteia este artigo é: ‘Como a educação empreendedora tem contemplado o método deempreendedorismo baseado em ação no ensino superior?’. Considerando a questão de pesquisa proposta, o objetivo geral deste estudo é analisar os principais estudos que mencionam a educação empreendedora por meio do método de empreendedorismo baseado em ação, como os programas de educação empreendedora no ensino superior têm contribuído para a criação de empresas, e propor uma agenda de pesquisa futura.
O método de empreendedorismo baseado em ação pode ajudar, conforme o objetivo da instituição, do educador, oudo aluno. Nesse método, o princípio básico é que empreendedorismo é método e não processo (Neck et al., 2014).Lackéus (2015) apresenta, também, um modelo unificado incorporando muitas das dimensões consideradas centraispara alcançar a progressão na educação empreendedora, em que algumas características foram destacadas, taiscomo: criação de valor baseada em equipe, escola conectando os alunos ao mundo exterior e permitindo que osalunos ajam de acordo com seus conhecimentos.
Foram selecionados 33 artigos na revisão sistemática de literatura (RSL). Os métodos de pesquisa utilizados nesses estudos foram notadamente empíricos, correspondendo a 70% dos estudos. Segundo os artigos selecionados, pode-se inferir que o método de empreendedorismo baseado em ação vem sendo estudado e aplicado na prática. O impacto dos artigos selecionados foi analisado conforme a classificação do método ABE de Lackéus. Verificou-se que somente 5 dos 33 artigos selecionados estão associados à criação de empresas, e somente 10% dos estudos estão associados à criação de empresas sustentáveis.
A RSL gerou uma agenda de pesquisas futuras bem abrangente, o que demonstra que este tema tem muito potencial para crescimento. Como destaque, vários estudos mencionam a necessidade de se fazer mais programas de criação de startups, pesquisas qualitativas longitudinais para se estudar melhor o fenômeno da educação empreendedora ao longo do tempo, estimular os processos reflexivos pelos estudantes e investigar os resultados de aprendizagem.
Lackéus, M. (2015). Entrepreneurship in Education: What, Why, When, How. Entrepreneurship 360 – BackgroundPaper. European Comission
Neck, H. M., & Greene, P. G. (2011). Fonte: "Entrepreneurship Education: Known Worlds and New Frontiers." Journalof Small Business Management, 49(1), 55-70.
Rasmussen E.A., & Sørheim R. (2006). Action-based entrepreneurship education. Technovation, 26(2):185–194.