Alocação de recursos
Universidade pública
Recursos públicos
Área
Administração Pública
Tema
Governança, Ação Pública e Políticas Públicas
Autores
Nome
1 - Kimberlly Cury Barros Christiano UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Sorocaba
2 - José Geraldo Vidal Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - CCGT
Reumo
A alocação de recursos em instituições públicas é um tema de relevância no contexto da administração pública e política governamental, sobretudo quando se fala sobre alocação eficiente de recursos nas instituições de ensino superior. O financiamento destas instituições vai além de um simples mecanismo de alocação de recursos; é uma ferramenta estratégica usada por autoridades governamentais e líderes universitários para garantir que a instituição atinja seus objetivos e cumpra sua missão para com a sociedade (Górska et al., 2022).
Aubert et al. (2020), defende que a alocação de recursos deve ser olhada sob o ponto de vista dos beneficiários, já que esse olhar possibilita a utilização dos recursos de forma plena. No Brasil, entretanto, não existem meios para a participação da sociedade nas decisões referentes ao destino dos recursos (Santos et al., 2019), o que mostra uma lacuna de pesquisa. Este estudo tem por objetivo analisar as preferências dos discentes de uma universidade pública brasileira e identificar de que forma suas características afetam suas escolhas por recursos dentro do contexto univesitário.
Apesar da divergência de abordagens utilizadas para alocação de recursos em universidades ao redor do mundo, todos os órgãos governamentais almejam o mesmo resultado: garantir máxima eficiência das atividades universitárias a partir de uma quantidade limitada de recursos (Hicks, 2012). Entretanto, a semelhança observada entre todas as políticas de alocação de fundos em universidades é a ausência de meios para a participação de outras partes interessadas (sobretudo dos alunos), o que demonstra uma lacuna na literatura que esta presente pesquisa procura preencher.
Para responder a pergunta de pesquisa, ao que concerne às características dos estudantes que afetam suas preferências por recursos no âmbito universitário, este estudo utiliza dos dados previamente coletados por Vieira (2024). A partir das respostas coletadas, essa pesquisa assume uma natureza descritiva, empregando uma abordagem quantitativa e fazendo uso da estatística descritiva e métodos de regressão para a análise dos dados.
De fato há influência do perfil dos estudantes nas suas preferências por recursos públicos em uma universidade pública. A influência do gênero é significante sobre as preferências por investimentos em esporte e biblioteca no âmbito universitário. No caso de ‘esporte’, os homens têm maior preferência, enquanto as mulheres têm maior preferência por ‘biblioteca’. A influência do período que o estudante está cursando também revelou efeito sobre as escolhas, onde os alunos do início do curso possuem preferência forte por investimentos no RU em comparação aos estudantes mais avançados no curso.
Conclui-se que de fato há influência do perfil dos estudantes nas suas preferências por recursos públicos em uma universidade pública. Fatores como gênero, período do curso e área de estudo demonstram ter um impacto importante nas escolhas sobre investimentos universitários.
AGRESTI, A.; FINLAY, B. Statistical methods for the social sciences. 5. ed. Pearson, 2017.
AUBERT, A. H.; ESCULIER, F.; LIENERT, J. Recommendations for online elicitation of swing weights from citizens in environmental decision-making. Operations Research Perspectives, v. 7, p. 100156, 2020.
GÓRSKA, A. et al. Autonomy without accountability in resource allocation reforms: Blending old and new logic in universities. Central European Management Journal, v. 30, n. 2, p. 43-82, 2022.