Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO NA CULTURA ORGANIZACIONAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA LITERATURA INTERNACIONAL
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Palavras Chave

Cultura Organizacional
Inovação
Instituições de Ensino Superior

Área

Gestão da Inovação

Tema

Inovação: Abordagens Integradas para Projetos e Processos

Autores

Nome
1 - JOYCE DAVILA MEDEIROS DA FONSECA
UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Roberto Freire
2 - Claudia Terezinha Kniess
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Osasco
3 - Ademar Dutra
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Pòs-Graduação em Administração

Reumo

Neste estudo identificamos as principais produções científicas internacionais, a partir da análise sistemática da literatura, analisando as proposições e características que relacionam o tema de Inovação e Cultura Organizacional em Instituições de Ensino Superior. Para realização da pesquisa foi utilizado a metodologia ProKnow-C. O estudo foi capaz de identificar: a) o grau de relevância dos artigos; b) os autores mais relevantes; c) os países com maior número de colaboração nas pesquisas; d) os periódicos com maior fator de impacto; e) a palavra-chave de maior destaque.
No contexto de pesquisa geral é relevante compreender o campo de estudos desta temática, por meio do mapeamento das pesquisas já realizadas. Assim, emerge a pergunta de pesquisa que norteia este estudo: Como se caracterizam as publicações científicas internacionais sobre a influência da inovação e cultura organizacional de universidades? O objetivo geral identificar as principais características das publicações científicas internacionais sobre a influência da inovação na cultura organizacional de universidades, por meio da análise bibliométrica da literatura.
As universidades que objetivam se firmar em suas comunidades, procuram a cultura de inovação continua, e isso influencia no desempenho organizacional e firma a sua vantagem competitiva. A partir disso, vislumbra-se a possibilidade de estabelecer uma conexão real entre inovação e cultura dentro das IES, bem como avaliar o desempenho das iniciativas de inovação, levando-se em conta que os professores e grupo técnico administrativo são fundamentais, sobretudo no que diz respeito ao entendimento, absorção e compartilhamento das mudanças organizacionais. (ATATSI; CURȘEU; STOFFERS; KIL, 2022).
Nas discussões foi abordado os seguintes tópicos: a) o artigo com maior reconhecimento científico, com um total de 96 citações identificadas; (b) a rede de autores, sendo divididos em 27 clusters observar-se que os autores não possuem uma rede de ligação nas publicações; (c) os países com maior número de colaboração foram Estados Unidos, China e Indonésia; (d) os periódicos com maior representatividade a Computational Intelligence and Neuroscience e o periódico Sustainability, representando cada um 7% dos artigos publicados; (e) higher education foi a palavra-chave de maior destaque.
Elencamos as principais características das publicações internacionais sobre a influência da inovação no processo de cultura organizacional IES, por meio da aplicação do ProKnow-C. Percebe-se como característica dos artigos do PB que o processo de inovação em universidades acompanha os crescentes desafios do ambiente educativo da atualidade, onde as universidades buscam trabalhar com metodologias de desempenho voltada para a qualidade do conhecimento e como esse é amplamente disseminado, trazendo a velocidade da informação como um atributo importante do processo de inovação (IQBAL, 2021)
ATATSI, E. A.; CURȘEU, P. L.; STOFFERS, J.; KIL, A. Learn in Order to Innovate: An Exploration of Individual and Team Learning as Antecedents of Innovative Work Behaviours in Ghanaian Technical Universities. Sustainability, v.14, n. 7, DOI: 10.3390/su14074012. IQBAL, A. Innovation speed and quality in higher education institutions: the role of knowledge management enablers and knowledge sharing process. Journal of Knowledge Management, 25, n. 9, p. 2334-2360, 2021.