4 - Frederico Cesar Mafra Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento
Reumo
A exigência do mercado por bens e serviços cada vez melhores, fez com que a inovação se tornasse um dos fatores mais importantes para a geração de valor para as organizações (DAVILA, EPSTEIN e SHELTON, 2007; CARVALHO, REIS e CAVALCANTE, 2011; PORTO, 2013). Diante do cenário repleto de mudanças, torna-se cada vez mais evidente que a inovação, no contexto organizacional, transcende a simples introdução de uma nova dimensão a um bem ou serviço. É importante enfatizar que a inovação permeia uma vasta gama de setores empresariais, ampliando em diversas outras dimensões (BAGNO, CHENG e MELO, 2018).
Com os avanços tecnológicos, as empresas passaram a investir vigorosamente em processos cada vez mais automatizados e eficientes. Neste contexto vale destacar as instituições bancárias e cooperativas que não apenas adotaram, mas também adaptaram integralmente todo o seu sistema operacional, trazendo ao usuário maior comodidade, rapidez, e altos padrões de atendimento e excelência. Neste cenário, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar a gestão da inovação em uma cooperativa de crédito de Nova Serrana – MG, a partir do octógono da inovação proposto por Scherer e Carlomagno (2009).
Inovação: conceitos e dimensões (Drucker, 1986; Carvalho, Reis e Cavalcante, 2011; Villela, 2013; Tidd e Bessant, 2015; Davila, Epstein e Shelton, 2007 e Chesbrough, 2003). Modelos de Gestão da Inovação (Jonash e Sommerlatte, 2001; Chesbrough, 2003; Lemos, 2019). Indicadores de mensuração da inovação (Sawhney, Wolcott e Arroniz, 2006; Scherer e Carlomagno, 2009; Tidd e Bessant, 2015). Inovação em cooperativas de crédito (Meinen, 2019; Ribeiro e Alves, 2010, Magnus 2018, Loturco, 2019; Fiorini e Moraes, 2015, Kaizer, Pelegrino e Peixoto, 2016).
O artigo se sustentou em um estudo de natureza descritiva e caráter qualitativo e quantitativo. Como unidade de análise selecionou uma cooperativa de crédito com sede no município de Nova Serrana- MG. Como unidades de observação envolveu todos os membros da comissão de inovação. Para a coleta de dados aplicou-se um roteiro de entrevistas semiestruturado junto aos responsáveis e um questionário avaliativo junto aos colaboradores. Após a coleta os dados foram organizados e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e estatística descritiva.
Como resultados identificou-se aspectos positivos relacionados a dimensão de uma cultura mais inovadora, a implantação da comissão de inovação, a migração de um posicionamento mais centralizador para descentralizador e projetos de financiamento de inovação já para o ano de 2025. Como oportunidades de melhoria, os entrevistados destacaram a resistência a mudanças, carência da mensuração da inovação, inflexibilidade quanto ao erro, relacionamento com clientes, concorrentes e fornecedores e a estrutura arquitetura conservadora e tradicional, impactando na velocidade dos processos inovadores.
De forma geral, a cooperativa em análise apresentou um nível de satisfação referente a inovação. Os resultados alcançados permitiram compreender os aspectos determinantes para a inovação na respectiva cooperativa, evidenciados principalmente na categoria ‘Estratégia’, bem como suas deficiências, sobretudo na dimensão ‘Funding’. Percebe-se que os projetos da comissão estão sendo bem encaminhados, apesar do pouco tempo de atuação. O diagnóstico do modelo permite à cooperativa uma oportunidade de reavaliar diversas ações que favoreçam para um ambiente organizacional mais inovador.
SILVA, Edinalva Piedade Gouveia. A variável tempo na produtividade bancária: uma pesquisa nas agências de varejo de um grande Banco Brasileiro em Porto Alegre (RS). 2020.
VILLELA, Cristiane. Inovação Organizacional: uma proposta de método para a inovação sistemática. 2013. Tese de Doutorado. Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
SCHERER, Felipe; CARLOMAGNO, Maxiliano. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. São Paulo: Atlas, 2009.