Resumo

Título do Artigo

A REORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E ACADÊMICA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E SEUS IMPACTOS NA ÁREA DE EAD.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Reestruturação organizacional
SINAES
Ensino a distância

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - VILMA MORAES HELUY
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS IMOBILIÁRIAS
2 - WALBER LINS PONTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - Departamento de Ciências Contábeis, Ciências Imobiliárias e Administração
3 - Camila Rafaele Monteiro Pontes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - São Luís

Reumo

O presente artigo analisa a influência da reorganização da estrutura administrativa e acadêmica de uma instituição pública de ensino superior no Brasil, iniciada em dezembro de 2019, e os impactos no órgão responsável pelo desenvolvimento das ações relacionadas ao ensino a distância. Trata-se de um estudo empírico de natureza descritiva pois apresenta um relato da reestruturação e dos resultados alcançados pela instituição antes e pós sua implantação.
Esta pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Maranhão onde os autores integraram a equipe responsável pelo desenvolvimento das etapas do processo de reestruturação administrativa e acadêmica da UFMA.
O movimento PACTO PELA UFMA, que promoveu debates com estudantes, professores, técnicos administrativos, sindicatos, diretórios acadêmicos e a comunidade em geral, nos nove campi, em 2018, identificou a necessidade de se fazer uma reestruturação organizacional coerente com os anseios da comunidade interna e externa e em consonância com os princípios da administração pública e das diretrizes estabelecidas pelo Governo, no que tange ao crescimento e à sustentabilidade da UFMA.
Implementar uma estrutura que contemple um sistema de compliance eficiente e uma arquitetura organizacional fundamentada em metodologias modernas, coerentes com os anseios da comunidade interna e externa, dentro do conceito de gestão por processos e em consonância com os princípios da administração pública e das diretrizes estabelecidas pelo Governo.
A mudança de status do órgão responsável pelo EaD fortaleceu a importância da modalidade na instituição, ampliou a oferta de cursos, assim como promoveu a melhoria da qualidade dos cursos ofertados, principalmente sob o olhar do Sistema Nacional de Avalição da Educação Superior - SINAES, dentre outros benefícios.
O crescimento do número de cursos e matrículas oferecidos pela DTED tem contribuído para democratização do ensino superior gratuito de qualidade, essencial para mitigar o desequilíbrio no desenvolvimento regional e evitar que egressos do ensino médio migrem para locais onde a oferta é mais ampla e diversificada, muitas vezes em caráter definitivo, assim como para beneficiar aqueles que, sem condições financeiras de migrar, possam se qualificar e contribuir para retenção de mão de obra qualificada nos municípios beneficiados e para o desenvolvimento local.