Resumo

Título do Artigo

MODELO DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UM PARLAMENTO NA PERSPECTIVA DE APOIO À DECISÃO MULTICRITÉRIO CONSTRUTIVISTA (MCDA-C)
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Palavras Chave

Análise de desempenho
Administração Pública
Legislativo

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Márcio Welter
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - PPGA
2 - Daniele de Miranda Silva
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Florianópolis
3 - Clarissa Carneiro Mussi
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Ademar Dutra
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Pòs-Graduação em Administração
5 - Lyvia Mendes Corrêa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Campus

Reumo

As instituições públicas têm a responsabilidade de garantir a sustentabilidade em suas operações, exigindo adaptação contínua e integração de práticas sustentáveis. A implementação de estratégias precisa considerar o ambiente dinâmico do setor público e os avanços tecnológicos que afetam a estrutura organizacional. A avaliação de desempenho, essencial para medir e gerenciar o desempenho, é uma ferramenta crucial. Este estudo aplicado a um setor de TI de um Parlamento.
Avaliar o desempenho dos serviços de TI da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), buscando construir um processo de melhoria contínua. A Diretoria de Tecnologia e Informações (DTI) apoia atividades parlamentares e administrativas da ALESC, mas falta um método eficaz para medir sua efetividade. Utilizando a metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C), este estudo propõe um modelo relevante, que destaque pontos fortes e fracos, e propondo melhorias. A pesquisa é exploratória, qualitativa e prática, analisada por estudo de caso.
A DTI da ALESC enfrenta desafios significativos na avaliação de desempenho de seus serviços de TI. Apesar de suas responsabilidades abrangentes, como gestão de contratos, capacitação técnica e aquisições, atualmente não existe um método eficaz para avaliar se os serviços atendem de maneira eficiente e eficaz às necessidades dos usuários e setores da ALESC. A ausência de uma avaliação estruturada dificulta a identificação de pontos fortes e áreas de melhoria. MCDA-C pode fornecer uma abordagem personalizada e eficaz para superar essas limitações.
Uma avaliação de desempenho para os serviços de TI da DTI da ALESC, focado nas necessidades específicas da organização. O modelo é criado a partir das perspectivas e feedback de diversos atores, como o Diretor de TI e a Assessoria, abrangendo diversas áreas envolvidas e impactadas. A estruturação do modelo envolve a definição de Elementos Primários de Avaliação (EPAs), agrupamento de conceitos e construção de descritores. A fase final de Recomendações visa implementar ações de melhoria baseadas nos resultados obtidos.
A análise qualitativa da aplicação do modelo para o estudo de caso, a título de exemplo, revelou que, em Contratos e Licitações, três descritores apresentaram desempenho de mercado, quatro de excelência e um comprometedor. O indicador comprometedor foi "Conformidade de orçamento estimado e valor vencedor do certame". Recomendações de melhorias são propostas utilizando método 5W2H. Este processo permite uma avaliação eficaz e ações de melhoria contínua.
Este estudo propôs e alcançou um modelo para avaliar a eficácia dos serviços prestados pelo departamento de TI de um parlamento. O modelo identificou aspectos e procedimentos com desempenhos variando entre excelência, mercado e comprometedor, proporcionando recomendações para melhorias. Ele promove a transparência e a participação dos diversos atores, propõem contribuir para uma gestão eficiente e de qualidade, beneficiando a sociedade. O estudo limita-se ao contexto específico de um parlamento e sugere futuras pesquisas para replicação e avaliação das atividades-meio de outras instituições