Gestão de Resíduos Sólidos
Escolas Públicas
Educação Ambiental
Área
Gestão Socioambiental
Tema
Gestão Ambiental
Autores
Nome
1 - Jean Braga Bandeira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - ITAPERI
2 - Janaina de Almada Sousa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Itaperi
3 - Adriana Teixeira Bastos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - CICERA RITA ROGERIO DE MEDEIROS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Fortaleza
Reumo
A problemática da gestão de resíduos sólidos no Brasil tem raízes profundas, remontando à Idade Média. Sem práticas de higiene, o que impulsionou o descarte inadequado de lixo, sem considerar as consequências.
No contexto atual, marcado por uma sociedade consumista e lacunas no conhecimento sobre o manejo correto dos resíduos é urgente buscar soluções sustentáveis para a gestão de resíduos sólidos, envolvendo educação, políticas públicas e engajamento da sociedade.
A Lei Federal n.º 12.305/2010, conhecida como PNRS, é um marco fundamental para a gestão adequada dos resíduos sólidos no Brasil.
Problema de pesquisa: Como é o gerenciamento dos resíduos sólidos nas escolas públicas do Brasil? O objetivo geral é compreender como é a gestão dos resíduos sólidos nas escolas públicas do Brasil. Os objetivos específicos são: 1) identificar os desafios e obstáculos à implantação do gerenciamento dos resíduos sólidos nas escolas; 2) identificar as oportunidades de implantação do gerenciamento dos resíduos sólidos; 3) relacionar a gestão dos resíduos sólidos com a educação ambiental; e 4) conhecer exemplos de projetos educacionais que se relacionam à gestão dos resíduos sólidos.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) incentiva mudanças significativas na gestão de resíduos sólidos no Brasil. A relevância do tema é notória, com a comunidade científica cada vez mais interessada em estudos sobre gestão de resíduos em escolas públicas. Destaca-se a importância das práticas sustentáveis, da participação da comunidade escolar e da educação ambiental como ferramentas essenciais para a implementação da PNRS. O referencial teórico explora aspectos ambientais, gestão de resíduos sólidos, através de práticas educativas nas escolas públicas do Brasil.
Os estudos demonstram a relevância da gestão adequada dos resíduos sólidos no ambiente escolar, com destaque para a coleta seletiva, compostagem, educação ambiental e conscientização da comunidade escolar. A implementação de medidas eficazes contribui para a minimização dos impactos ambientais, a promoção da sustentabilidade e a formação de cidadãos conscientes.
A gestão de resíduos sólidos em escolas é um tema crucial que exige ações conjuntas de educadores, gestores, funcionários e alunos. Através da implementação de medidas adequadas e da promoção da educação ambiental.
Nas considerações finais apresentadas, fica evidente que as escolas públicas no Brasil enfrentam desafios significativos na gestão de resíduos sólidos. A maioria carece de um sistema efetivo de gerenciamento, e a falta de investimento público, lixeiras adequadas e conscientização da comunidade escolar são obstáculos. Projetos frequentemente partem da iniciativa dos professores ou pesquisadores, e a relação entre gestão de resíduos e educação ambiental é crucial. Investir em capacitação de professores e infraestrutura adequada é fundamental. Há necessidade de mais estudos em todo Brasil.
SANTOS, A. DOS; COSTA, V. S. DE O.; SANTOS, T. G. Diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos em duas unidades escolares. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 4, p. 25–39, 4 dez. 2019.
SANTOS, V. S. DOS; SCHMITT, J. L.; ROSA, M. D. DA. A Educação Ambiental com potencial para o gerenciamento dos resíduos sólidos escolares: o caso da EMEF Boa saúde, Novo Hamburgo (RS). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 11, n. 5, p. 53–66, 30 dez. 2016.
BRITO, R. DE O.; SIVERES, L.; CUNHA, C. DA. O uso de indicadores para avaliação qualitativa de