O PAPEL DA LIDERANÇA INSPIRADORA E ORIENTAÇÃO PARA O VALOR NA IRRESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E SEUS IMPACTOS NA IMAGEM E APELO EMOCIONAL DAS GRANDES EMPRESAS.
A ocorrência de eventos com impactos sociais negativos relacionados às atividades empresariais, como escândalos corporativos, assédios, fraudes contábeis e tragédias ambientais, impacta negativamente os interesses de vários stakeholders e podem ser caracterizados como irresponsabilidade social corporativa (IRSC). Considerando isso, percebe-se que pouca atenção da literatura sobre IRSC, incluindo a percepção dos empregados. A liderança inspiradora e a orientação para o valor não foram consideradas nesse contexto. O mesmo ocorre com a imagem corporativa e o apelo emocional.
O objetivo deste estudo foi analisar a influência da liderança inspiradora na orientação para o valor; verificar se a liderança inspiradora e a orientação para o valor influenciam as dimensões da IRSC relacionada aos empregados e fornecedores, e IRSC relacionada ao meio ambiente e comunidade; investigar se essas dimensões da IRSC afetam a imagem corporativa e o apelo emocional.
O modelo incorpora elementos inovadores que antecedem e sucedem os eventos de IRSC, capturando a percepção dos empregados de grandes empresas. O modelo possui três blocos que representam as características empresariais no contexto da IRSC. Propõe-se que, quanto mais liderança inspiradora e orientação para o valor, menos chance de ocorrência de IRSC, tanto nas dimensões relacionadas aos empregados e fornecedores, quanto ao meio ambiente e comunidade. Porém, quanto maior a presença de ambas as dimensões da IRSC, maior será a influência negativa na imagem corporativa e apelo emocional.
Utilizou-se uma abordagem quantitativa e descritiva. O campo de estudo foram as grandes empresas e a população-alvo os empregados. A amostragem foi a não probabilística, por acessibilidade. Para elaboração do questionário, foram utilizados construtos validados por estudos anteriores. Após duas seções de pré-teste, o questionário foi divulgado, e a coleta dos dados ocorreu entre julho a outubro de 2023 e foram obtidas 293 respostas válidas. Após avaliar CMB e CMV, as análises foram realizadas por modelagem de equações estruturais (SEM) por mínimos quadrados parciais (PLS).
Foi verificado que a liderança imediata inspiradora favorece a orientação para o valor, e pode reduzir os eventos nas dimensões da IRSC relacionada aos empregados e fornecedores, e ao meio ambiente e comunidade. Já a orientação para o valor pode reduzir os eventos da dimensão da IRSC dos empregados e fornecedores, entretanto não se verificou relação com a dimensão da IRSC do meio ambiente e comunidade. Por fim, foi observado que as dimensões da IRSC dos empregados e fornecedores, e do meio ambiente e comunidade, tendem a impactar de forma negativa a imagem corporativa e o apelo emocional.
Os resultados mostram que a presença de liderança imediata inspiradora e as estratégias orientadas à proposição de valor podem ser relevantes para a mitigação da IRSC nas dimensões dos empregados e fornecedores. Para contribuir com a eliminação de eventos socialmente irresponsáveis no meio ambiente e na comunidade, é sugerido a presença ativa de uma liderança imediata inspiradora. Além disso, a presença de comportamentos irresponsáveis por parte das empresas dificulta a preservação da reputação corporativa devidos aos impactos negativos causados na imagem corporativa e no apelo emocional.
Iborra, M., & Riera, M. (2023). Corporate social irresponsibility: What we know and what we need to know. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 30(3), 1421-1439.
Kang, T., & Matsuoka, H. (2023). The negative effect of CSR-CSI domain overlap in CSR-linked sport sponsorship. Journal of Business Research, 156, 113527.
Swaen, V., Demoulin, N., & Delassus, P. V. (2021). Impact of customers’ perceptions regarding corporate social responsibility and irresponsibility in the grocery retailing industry: The role of corporate reputation. Journal of Business Research, 131, 709-721