1 - Rita de Cassia Bernardes Canella UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Pontal
2 - Josilene da Silva Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACES
3 - Renata Mendes de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES)
4 - Marli Auxiliadora da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social
Reumo
No campo da Contabilidade, a pesquisa cientifica possui relevância, visto que o profissional contábil deve manter-se atento e aberto à novos saberes e técnicas. Para além do estudo de fato, o contador precisa estar presente em eventos e demais espaços onde sejam expostos aos novos desdobramentos da contabilidade, em especial na pesquisa cientifica, sendo um suporte para inovação e aprendizagem para o profissional contábil (SANTOS, 2011).
A incompreensão, por parte do aluno, sobre relevância que a pesquisa detém em sua trajetória, pode deixá-los pouco interessados pelo desenvolvimento de trabalhos científicos. Dessa forma, percebe-se que na prática os discentes de graduação podem enfrentar desafios e dificuldades em relação à pesquisa cientifica. Nesse sentido o objetivo proposto é verificar a percepção dos discentes em relação ao desenvolvimento de pesquisa científica durante a integralização do curso de graduação Ciências Contábeis.
Silva e Bianchi (2015) apresentam que a pesquisa detém um papel imprescindível na formação dos futuros profissionais, visto que a pesquisa localizada no seio da universidade deve testar com enfoque na investigação enquanto uma forma de propiciar o estudante a refletir, questionar e problematizar sobre o meio de trabalho. Dessa forma, Santos e Leal (2014) afirmam que para além dos conhecimentos específicos adquiridos em sala de aula, o Trabalho de Conclusão de Curso demanda esforço do aluno com a escrita científica, raciocínio lógico e prático.
A amostra de pesquisa é representada pelos discentes e egressos do curso de Ciências Contábeis de uma unidade acadêmica de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário elaborado através da plataforma do Google Forms, com divulgação realizada por meio do seu link, via e-mail e grupos de Whatsapp. Os dados foram organizados com o auxílio do Software SPSS e foram realizados os testes de Estatística descritiva; teste de normalidade dos dados e Teste de correlação entre as variáveis que fazem parte das hipóteses estabelecidas.
Os principais resultados mostram que a maioria dos respondentes considera a pesquisa cientifica como algo relevante para sua formação acadêmica e profissional e a maioria também possui alto nível de conhecimento sobre o que é pesquisa cientifica. Foi verificado que o maior índice de dificuldade em desenvolver pesquisa é na esfera pessoal, entre elas inaptidão com a escrita de trabalhos científicos, interpretação dos dados com fins de obter as conclusões, a falta de tempo e/ou interesse para dedicação à pesquisa e o pouco diálogo estabelecido com o orientador.
Os resultados permitem verificar que os estudantes que possuem maior nível de conhecimento sobre o que é pesquisa cientifica, tendem a enxergar a pesquisa cientifica como algo relevante para sua formação acadêmica e profissional e possuem um maior nível de motivação em ter participado de pesquisas.
SANTOS, C. K. S.; LEAL, E. A. A iniciação científica na formação dos graduandos em Ciências Contábeis: um estudo em uma instituição pública do triângulo mineiro. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 11, n. 22, p. 25-48, 2014.
SILVA, R. B. B.; BIANCHI, M. A Pesquisa Científica na Graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Envolvendo da Leitura a Publicação. Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 4, n. 8, p. 105-135, 2015.