Intenção de evasão
Ensino Superior
Revisão de literatura
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)
Autores
Nome
1 - Rafael Pereira Faustino FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) - II
2 - Thiago Bruno de Jesus Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB) - CCAAB
Reumo
A evasão universitária pode ser caracterizada como um processo decisório complexo constituído por distintas etapas e sua incidência gera custos substanciais para os alunos e sociedade (Buizza et al., 2024). A intenção de evasão pode ser identificada precocemente, o que possibilita a antecipação de ações e estratégias para evitar o abandono (Bernardo et al., 2022). Dado que as instituições têm se esforçado para reduzir as taxas de evasão, surge então a necessidade de avanços do conhecimento sobre o fenômeno da intenção de evasão como vital para a implementação de estratégias futuras.
A pesquisa foi orientada pelo seguinte problema de pesquisa: Quais são os fatores e variáveis que influenciam a intenção de evasão universitária com base na literatura mais recente e de maior impacto e quais são os rumos das discussões e os novos insights sobre a intenção de evasão universitária? Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura dos fatores de intenção de evasão no ensino superior. Para tanto, objetivamos identificar os fatores e variáveis que influenciam a intenção de evasão universitária com base na literatura mais recente e de maior impacto.
A aplicação de revisão sistemática de literatura (RSL) tornou-se uma prática consolidada no campo da gestão por desempenhar um papel fundamental na síntese do conhecimento dentro do campo e na identificação de direções futuras para a pesquisa, facilitando o desenvolvimento de teorias (Koufteros et al., 2018). A sistematização deste artigo se baseou no método Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C) devido à sua abordagem científico-construtivista, alinhada ao objetivo da pesquisa e a seu processo estruturado.
O portfólio bibliográfico abrangeu 77 artigos científicos Q1 ou Q2 publicados nos últimos 5 anos. Os países europeus e da américa foram os mais representativos na análise bibliométrica. Na análise sistêmica, os trabalhos revelam em suas discussões um total de 299 incidências de resultados de influência de fatores sobre a intenção de abandono universitário. As categorias que mais evidenciaram influências foram as relacionadas a fatores de integração institucional, acadêmica e social e a fatores psicológicos.
A categoria de integração e a psicológica foram as que apresentaram maior incidência nos resultados das pesquisas mais recentes e de maior impacto, juntas explicaram mais de 80% a intenção de evasão universitária. Tal fato revela a tendência das pesquisas em não mais se preocupar tão somente com fatores sociodemográficos e financeiros como principais preditores, mas tentar responder à natureza processual do abandono no ensino superior com enfoque em fatores pessoais (psicológicos) e contextuais (integração).
Bernardo, A. B., et al. (2022). A Path Model of University Dropout Predictors: The Role of Satisfaction, the Use of Self-Regulation Learning Strategies and Students’ Engagement. Sustainability, Vol. 14, No. 3, 1057.
Buizza, C., et al. (2024). The Role of Self-Efficacy, Motivation, and Connectedness in Dropout Intention in a Sample of Italian College Students. Educ.S. 14, no. 1: 67.
Koufteros, X., et al. (2018). Structured literature reviews on strategic issues in SCM and logistics: Part 2. Intern, Journal of Physical Distr. & Logistics Management, Vol. 48 No. 8, pp. 742-744.