1 - Luiz Henrique Lima Faria INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - Campus Cariacica
2 - Guilherme Guilhermino Neto INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - Cariacica
3 - Rodrigo Loureiro Medeiros INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - Campus Cariacica
4 - Angélica Brandão Rossow INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - Cariacica
Reumo
A procrastinação acadêmica refere-se ao adiamento deliberado de atividades escolares ou universitárias, como a leitura de materiais, a preparação para exames e a realização de trabalhos e projetos. Esse comportamento é caracterizado pela postergação frequente de tarefas acadêmicas até o último momento, resultando muitas vezes em pânico e esforço intensivo de última hora. O desempenho acadêmico, uma medida da eficácia e qualidade com que um estudante realiza suas atividades escolares ou universitárias, é geralmente avaliado através de notas, testes, trabalhos e participação em sala de aula.
Analisar por meio da revisão sistemática de literatura os estudos sobre Procrastinação e Desempenho Acadêmico presentes nas bases de dados Web of Science e Scopus. Diversos aspectos, tais como publicações de artigos por ano; principais periódicos que publicaram sobre o tema; evolução cronológica das publicações nos principais periódicos; principais autores que publicaram sobre o tema; principais instituições de vínculo dos autores que publicaram sobre o tema; países de origem dos autores mais relevantes e artigos em colaboração internacional.
A procrastinação acadêmica, caracterizada pelo adiamento deliberado de tarefas escolares e universitárias, é influenciada por fatores como medo do fracasso, perfeccionismo, falta de motivação e má gestão do tempo (Pereira & Ramos, 2021; Vieira-Santos & Malaquias, 2022; Rodrigues, Soares & Monteiro). Esse comportamento prejudica o desempenho acadêmico, que envolve o domínio dos conteúdos e habilidades como organização e gestão do tempo (Miranda et al., 2015; Faria et al., 2022).
A pesquisa, utilizando o pacote Bibliometrix em R, analisou 374 artigos sobre procrastinação e desempenho acadêmico publicados entre 2018 e 2022. Observou-se um aumento nas publicações, especialmente em 2020-2022, devido ao impacto da COVID-19. "Frontiers in Psychology" foi o principal periódico, com 33 artigos. A China e os EUA lideraram em produção, com 165 e 142 artigos, respectivamente. Colaborações internacionais, como entre China e EUA, foram significativas. Autores como Hen, M. e Grunschel, C. se destacaram.
Em conclusão, esta revisão sistemática destaca a importância crescente da pesquisa sobre procrastinação acadêmica, refletindo um campo em maturação que busca não apenas compreender os fatores subjacentes ao comportamento procrastinador, mas também desenvolver intervenções práticas para mitigar seus efeitos negativos no desempenho acadêmico. O reconhecimento e a monitorização contínua dessas tendências são essenciais para direcionar futuras pesquisas e políticas educacionais, promovendo estratégias eficazes para combater a procrastinação e melhorar o desempenho dos estudantes.
Medeiros, K. E. B., Antonelli, R. A., & Portulhak, H. (2019). Desempenho Acadêmico, Procrastinação e o Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por Estudantes da Área de Negócios. Revista Gestão Organizacional, 12(1), 92-114.
Tao, X., Hanif, H., Ahmed, H. H., & Ebrahim, N. A. (2021). Bibliometric analysis and visualization of academic procrastination. Frontiers in psychology, 12, 722332.
Wyse, M. N. O., Machado, D. P., & Frare, A. B. (2023). Autossabotagem e trajetória acadêmica de estudantes de graduação da área de Negócios. Revista Contabilidade & Finanças.