Resumo

Título do Artigo

A TEORIA COGNITIVA NA EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ESPECIALISTAS
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Palavras Chave

Teoria Cognitiva
Educação
Soft Skills

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Givaldo Guilherme dos Santos
Universidade Evangélica do Paraguai - Campus Gutemberg
2 - Raquel Glapinski de Souza
Universidad Evangélica Del Paraguay - UEP - campus
3 - Samuel Ferreira Jr.
FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA (FACCAMP) - Campo Limpo Paulista
5 - Edson Roberto Oaigen
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS (UNIFIN) - Porto Alegre

Reumo

A teoria cognitiva, também conhecida como cognitivismo, é uma corrente da psicologia que se dedica a compreender como os indivíduos processam informações, aprendem e armazenam conhecimento. Segundo autores como Jean Piaget (1973), Lev Vygotsky (1978) e David Ausubel (1968), a mente humana é um sistema ativo que constrói ativamente o conhecimento a partir de suas experiências e interações com o ambiente. Ela tem sido utilizada para o desenvolvimento de soft skills, como comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico. Autores como Robert Sternberg (2006), Dan
: como a teoria cognitiva pode ser utilizada para o desenvolvimento de soft skills em alunos de diferentes idades e áreas do conhecimento, considerando as percepções de professores e especialistas em educação?
A revisão da literatura envolveu dois eixos teóricos decisivos no contexto na pesquisa. Incialmente apresenta a Teoria Cognitiva, uma importante corrente psicológica na educação. Na segunda jornada teórica a abordagem das softs skills também conhecidas como habilidades socioemocionais ou não-cognitivas, assumem um papel cada vez mais crucial no cenário educacional contemporâneo.
A investigação com abordagem mista (resultados quantitativos e qualitativos) envolveu uma pesquisa de campo entre o final do ano de 2023 e o primeiro bimestre de 2024. Foram convidados por volta de 115 professores e especialistas através do link exclusivo do questionário dimensionado na plataforma Google Forms e enviado por meios eletrônicos a cada participante. Esse método justifica-se nesse estudo diante da característica de compreensão profunda, permitindo explorar em detalhes os significados, motivações e experiências dos participantes. Leva em consideração o contexto social e cultural e
No objetivo geral do estudo os resultados apresentaram inicialmente que em uma escala de 0 a 10 cerca de 68% dos entrevistados optaram pelo peso máximo no quesito de importância para as habilidades comportamentais no ambiente educacional. Quanto a percepção dessa importância de que as habilidades comportamentais devem ser ensinadas formalmente nas escolas cerca de 60% admitem com a nota máxima essa questão. O primeiro objetivo específico foi respondido ao identificar as principais soft skills consideradas mais importantes para a formação de cidadãos completos: i) Comunicação; ii) inteligência
Este estudo investigou a relação entre a teoria cognitiva e as soft skills na educação, buscando identificar como essas habilidades se interconectam e de que forma podem ser desenvolvidas em conjunto para promover um aprendizado mais completo e eficaz. Para tanto, foi realizada uma análise de conteúdo de um questionário com respostas com professores e especialistas sobre diversos temas relacionados à educação. A análise quantitativa das respostas evidenciou uma predominância de menções à teoria cognitiva, especialmente em relação aos processos de aprendizagem, memória, atenção, linguagem, pens
cognitiva. São Paulo: Editora Blucher (3ª ed, 2016. BRUNER, J. The Process of Education. Cambridge, MA: Harvard University Press,1961. ______. Toward a theory of instruction. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1966. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1977. BAUER, M. W. Análise de conteúdo qualitativa: Prática e princípios. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000. CABRAL, I. M. R. A pedagogia holística e a formação de professores: uma análise crítica. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2019. COLL, C., & MARTI, E. Desenvolviment