Resumo

Título do Artigo

INCLUSÃO NA PRÁTICA: A MISSÃO DE VANESSA NA MÍDIAPULSE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Diversidade Organizacional
Gestão da Diversidade
Pessoa com Deficiência

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Ana Caroline Salviano Ramos
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Campus São João do Piauí
2 - Cícero Hermínio do Nascimento Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Este caso para ensino aborda a temática da inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD) no ambiente empresarial. O profissional surdo Petrúcio Vianna relata em uma entrevista de desligamento conduzida por Vanessa a sua trajetória na empresa MídiaPulse, desde o processo de recrutamento até a sua saída. O caso chama a atenção para as condições de trabalho desafiadoras e convida os alunos ao debate sobre as ações inclusivas que propiciem ambientes organizacionais adequados para PCD.
O caso trata da diversidade nas organizações com foco em práticas de Recursos Humanos (RH) que possibilitem a inclusão de PCD em empresas. A partir desse pressuposto, a sua aplicação tem como objetivo permitir que o aluno: i) Compreenda os desafios vivenciados por pessoas com deficiência no ambiente de trabalho; ii) Reflita e discuta sobre a diversidade e a inclusão nas organizações sob a perspectiva de pessoas com deficiência; iii) Desenvolva conhecimento sobre processos de RH associados à inclusão e à manutenção de profissionais diversos nas organizações.
Os relatos sobre a PCD na empresa são baseados em fatos reais, com os nomes alterados para preservar identidades. Os nomes dos personagens fazem homenagem a pessoas com deficiência, populares nos meios artístico e do esporte. Informações da trajetória do profissional surdo foram coletadas via entrevista on-line com intérprete da Língua Brasileira de Sinais, com permissão e transcrição para o desenvolvimento do caso. As notas de ensino foram baseadas na literatura sobre inclusão de PCD no trabalho e em práticas relatadas por profissionais de RH de uma empresa real.
Poderá ser utilizado no ensino em cursos de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu na área de Administração e Gestão de Recursos Humanos em disciplinas como Administração de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Diversidade e Inclusão Organizacional.
de Campos, J. G. F., de Vasconcellos, E. P. G., & Kruglianskas, G. (2013). Incluindo pessoas com deficiência na empresa: estudo de caso de uma multinacional brasileira. Revista de Administração, 48(3), 560-573. Irigaray, H. A. R., & Vergara, S. C. (2011). O tempo como dimensão de pesquisa sobre uma política de diversidade e relações de trabalho. Cadernos EBAPE. BR, 9, 1085-1098. Silva, A. B., & Bandeira-de-Mello, R. (2021). Aprendendo em Ação: utilização de casos para inovação no ensino e na aprendizagem. Editora UFPB.