Resumo

Título do Artigo

Análise da Fronteira de Eficiência de Markowitz: um Estudo com Empresas do Setor de Educação Listadas na B3
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Fronteira de Eficiência
Carteira de Markowitz
Simulação de Monte Carlo

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Financeira e Contábil

Autores

Nome
1 - Aline Pacheco Primão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - Leonardo Flach
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade

Reumo

Com o intuito de obter melhores rendimentos de seus investimentos com menores riscos, investidores têm optado pela teoria de composição de carteiras, onde é avaliado o binômio risco versus retorno que resulta na fronteira eficiente. No Modelo de portfólios de Markowitz os retornos dos ativos são modelados como variáveis aleatórias, onde seu objetivo é escolher os pesos de cada ativo na carteira ponderadamente de forma ideal formando um conjunto ótimo de pesos que resulte na minimização da variância do portfólio a partir de um nível mínimo de retorno esperado ou maximização do retorno esperado.
A pesquisa busca analisar a fronteira de eficiência para um conjunto de cinco empresas do setor de educação listadas na bolsa de valores B3: Ânima Holding (ANIM3), Cogna Educação (COGN3), Ser Educacional (SEER3), YDUQS Participações (YDUQ3) e Bahema Educação (BAHI3).
A pesquisa procura responder a um problema que é os maus investimentos na bolsa de valores B3, onde podem acarretar em prejuízos financeiros consideráveis para os investidores.
Utilizar a Simulação de Monte Carlo para criar de forma aleatória, portfólios próximos aos ótimos dentro de uma relação de retorno com a ajuda da linguagem Python. Após isso, calcular o retorno e volatilidade para todas as carteiras fictícias e exibir a fronteira eficiente para estes ativos. Em seguida, criar um array com as alocações de cada ativo e, calcular o retorno da “Minha Carteira”. Para fins de comparação com a “Minha Carteira”, importar os dados do IBOV (índice Bovespa) para Benchmark e analisar os resultados.
Os resultados mostraram que a “Minha Carteira” obteve a sua média triplicada ao longo do tempo e quando comparada com o índice Bovespa mostrou melhor rendimento. Por fim, também podemos verificar que o algoritmo desenvolvido para a análise foi eficaz em sua função, ficou simples e compreensível para o público investidor e pode ser utilizado com outros ativos (3 ou mais) para avaliação da fronteira eficiente.
O algoritmo desenvolvido pode ser utilizado de forma a auxiliar investidores para que tenham uma tomada de decisão na alocação de recursos financeiros efetivos. Também é possível implementar novas funcionalidades para outras análises que os investidores achem importantes, como por exemplo, o Valuation.