Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS DA EXPERIÊNCIA DE COMPRA DE MARCAS DE LUXO PARA OS CLIENTES DIGITAIS
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Palavras Chave

EXPERIÊNCIA DE COMPRA
MARKETING DE LUXO
MARKETING DIGITAL

Área

Marketing

Tema

Mercados de luxo e outros novos mercados

Autores

Nome
1 - Edson Coutinho da Silva
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Campus SBC e SP
2 - Alexandre Luzzi Las Casas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - FEA

Reumo

O marketing de experiências passou a ser o foco de muitas organizações. Os ambientes para que participem as experiências devem ser inovadores e a orientação é que as empresas construam uma rede de experiências com certa flexibilidade, de modo a facilitar que os consumidores participem e personalizem suas experiências. Então, que o maior desafio das marcas de luxo está em manter as experiências da loja física no universo online. Website, redes sociais e aplicativos para produtos de luxo demandam investimentos em tecnologia, inovação, logística e comunicação digital eficaz com seu cliente.
Assim sendo, quais os desafios da experiência de compra de marcas do setor de luxo com a emersão do público-alvo jovem assíduo usuário de plataformas digitais? Então, o objetivo é o de debater e discutir os desafios da experiência de compra (e/ou consumo) em organizações do setor de luxo com a emersão do público-alvo jovem assíduo usuário de plataformas digitais.
Uma experiência não é mais do que a atratividade que é desenhada com o intuito de estimular uma dada emoção no consumidor. Ao participar de experiências, o consumidor deixa de ser apenas um receptor de informações para fazer parte da marca com a qual ele se identificar. Assim, a ligação ocorre quando um consumidor se identifica com os valores fundamentais da marca pode ser de longa duração, se for reforçada ao longo do tempo. A experiência no setor de luxo é denominada “consumo hedônico”.Luxo é hedonismo ao apelar para os sentidos, é fantasia e emoção.
O setor de luxo se depara com o desafio de manter a diferenciação e, ao mesmo tempo, oferecer uma proposta de valor de suas marcas e ofertas que vão além do status. Constata-se que as gerações X e Y representarão a maior fatia de clientes do mercado de luxo. Contemporâneos da economia compartilhada e do consumo consciente, os millennials preferem gastar dinheiro em experiências, do que em “coisas”. Esses clientes preferem a experiência à ostentação da marca, são jovens que estão preferindo gastar mais em experiências que propiciem bem-estar e felicidade do que na compra de um produto físico.
As organizações do setor de luxo ainda hesitam e resistem ao fato de estarem presentes na Internet (ou web), uma vez que elas acreditam que seus clientes apreciam o contato e o atendimento dos profissionais nas lojas físicas. No entanto, os seus principais clientes no futuro serão os das gerações Y e Z, que são assíduos clientes de serviços de Internet. Embora as marcas de luxo tenham demorado para implementar a transformação digital em seus negócios, a pandemia parece ter acelerado o processo. Investir em experiência do cliente é uma forma de fazer a diferença e inovar.
Chevalier, M. & Mazzalovo, G. (2011). Management et Marketing du Luxe. 2 ed. Paris : Dunod. Martins, C. A.; Ikeda, A. A. & Crescitelli, E. (2016). Marcas de Luxo na Web: Interação com o Consumidor no Ambiente Virtual. REGE – Revista de Gestão, 23, 211-221. Strehlau, S. (2008). Marketing do Luxo. São Paulo: Cengage Learning. Verhoef, P. C.; Lemon, K. N.; Parasuraman, A.; Roggeveen, A.; Tsiros, M. & Schlesinger, L. A. (2009). Customer Experience Creation: determinants, Dynamics and Management Strategies, Journal of Retailing, 1, 31-41.