Resumo

Título do Artigo

Gestão de processos no setor público: Técnicas, ferramentas, lacunas e agenda de pesquisa
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Palavras Chave

Gestão de processos
Setor público
Administração pública

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Marcos de Moraes Sousa
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF Goiano) - Ceres
2 - Flavio Manoel Coelho Borges Cardoso
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF Goiano) - Ceres
3 - Luana Queiros Faria
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF Goiano) - Ceres
4 - Jean Marc Nacife
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF Goiano) - Campus Rio Verde
5 - KENNEDY DE ARAÚJO BARBOSA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF Goiano) - Rio Verde GO

Reumo

Os sistemas de gestão de processos de negócios representam uma forma de automatização de processos por meio da associação de tarefas com seus usuários e tem atraído a atenção de pesquisas acadêmicas nos últimos anos (HOUY; FETTKE; LOOS, 2010; MARTÍN-NAVARRO; LECHUGA SANCHO; MEDINA-GARRIDO, 2018). A gestão de processos tem sido usada pela administração pública como estratégia de atender a esse novo cenário de cobrança por mais efetividade e melhoria dos serviços públicos (SYED et al., 2018).
Quais são as características metodológicas e contextuais do estado da arte da gestão em processos no setor público? Quais são as ferramentas ou técnicas de gestão de processos empregadas na literatura empírica no setor público? Quais são as lacunas de pesquisa identificadas nos estudos analisados? Devido a importância do tema gestão de processos aplicados no setor público, este estudo buscou como objetivo avaliar sistematicamente a literatura sobre gestão de processos no setor público e propor uma agenda de pesquisa.
Capote (2012) deixa claro que BPM vai além de diagramas, procedimentos, tecnologias, dentre outros aspectos ferramentais, para uma verdadeira mudança de mentalidade e atitude por parte dos gestores e pessoas envolvidas nas atividades organizacionais, tendo como uma das principais características a interdisciplinaridade. Para alguns autores a BPM é vista como a metodologia em si, a BPMS, como o software aplicado, e BPMN como a linguagem de representação dos processos (CAPOTE, 2012; ABPMP-BRASIL, 2013; RAMOS ET AL, 2019).
A busca retornou 86 artigos usando a string base, após a rejeição, baseada nos critérios definidos, resultou em uma seleção final de 50 artigos, que foram analisados, 10 artigos estavam duplicados em outras bases. Os resultados apresentam o perfil metodológico, contextual, identifica as principais lacunas de estudos e propõe uma agenda de pesquisa.
Os resultados apresentam a evolução recente dos estudos, os principais meios de publicação, o perfil metodológico, o contexto e as principais ferramentas/técnicas empregadas e as lacunas sugeridas pelos autores. A seguinte agenda de pesquisa é proposta: aplicação de gestão de processos no setor público; avaliação da percepção de diferentes sujeitos; estudos longitudinais; estudos comparativos entre organizações do setor público e entre países; estudos explicativos; explorem cooperação e parcerias entre o setor público e o setor privado.
HOUY, C.; FETTKE, P.; LOOS, P. Empirical research in business process management – analysis of an emerging field of research. Business Process Management Journal, v. 16, n. 4, p. 619–661, 2010. MARTÍN-NAVARRO, A.; LECHUGA SANCHO, M. P.; MEDINA-GARRIDO, J. A. BPMS para la gestión: Una revisión sistemática de la literatura. Revista española de Documentación Científica, v. 41, n. 3, p. 213, 2018. SYED, R. et al. Getting it right! critical success factors of BPM in the public sector: A systematic literature review. Australasian Journal of Information Systems, v. 22, p. 1–39, 2018.