Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA À LUZ DO CINEMA: A ANÁLISE DE FILMES COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA
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Palavras Chave

Análise de filmes
Desenvolvimento de Lideranças
Aprendizagem

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Maria Clara Figueiredo Dalla Costa Ames
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG - Escola Superior de Administração e Gerência - Florianópolis (SC)
2 - Mauricio Custódio Serafim
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Reumo

A liderança é um dos pilares da Administração e uma das áreas de maior urgência por ser desenvolvida. Os métodos de ensino-aprendizagem em Administração e, especificamente, em liderança, têm passado por modificações frente aos desafios do contexto recente. Em decorrências das restrições sanitárias decorrentes da pandemia do Covid-19, o ensino foi adaptado para o formato não presencial. Nesse cenário, o ensino-aprendizagem de liderança se tornou um desafio para professores e profissionais da área. Uma possível alternativa está no uso e análise de filmes como recurso para a discussão.
A análise de filmes dispõe de muitos recursos visuais, já usados como ferramenta. Porém, há perguntas a serem respondidas sobre como alcançar um melhor resultado de aprendizagem a partir do uso de filmes, especificamente em experiências de ensino à distância ou não presenciais. A pergunta de partida deste estudo é: como aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da liderança por meio do uso de filmes, especialmente durante o período pandêmico em que o ensino em Administração foi adaptado para o formato não presencial? O objeto de estudo são os métodos analíticos no uso de filmes.
Contextualiza-se a liderança, sua relevância e desafios, considerando diferentes perspectivas e tópicos discutidos, tais como traços e comportamentos, estilos, relação líder-liderados, o processo de liderança e a discussão das perspectivas heroicas e pós-heroicas (Sobra & Furtado, 2019). Em seguida, questões de ensino-aprendizagem de liderança por meio do uso de filmes (Ferreira et al., 2020; Mendonça & Guimarães, 2008; Moraes et al., 2016; Rocchi et al., 2016) para então abordar o desenvolvimento da liderança (Elkington et al., 2017), e seu contexto de implementação (Diochon & Nizet, 2019).
O estudo possui três etapas envolvendo a descrição de uma experiência de aprendizagem de liderança com o uso de filmes do cinema, seguidas de uma revisão da literatura (Snyder, 2019) e, finalmente, discutindo metodologicamente a atividade descrita a partir da base literária reunida. O caso em análise foi escolhido por ser aplicar o método movie club de Sprinkle e Urick (2016) para a realização da sessão interativa de cinema não presencial, realizada via Netflix - Teleparty. A busca de artigos da revisão foi realizada em três bases de dados obtendo 25 artigos, analisados via VoSViewer e Excel.
Apresenta-se a revisão da literatura, seguidos da descrição da experiência de ensino de liderança com o uso de filmes e contempla a discussão da experiência à luz das contribuições e sugestões metodológicas encontradas por meio da revisão da literatura. São analisados dados como redes de palavras-chave, artigos, autores, tipo de artigo (teórico ou empírico), journals, filmes analisados e métodos empregados. O caso é descrito e respectivos resultados das análises realizadas pelos alunos, percepções sobre a disciplina e do “movie club”, seguidas de discussão metodológica.
Abordou-se experiências e recomendações metodológicas que podem aprimorar o uso de filmes para o ensino-aprendizagem da liderança. Em contexto de ensino não presencial, o método “Movie Club” foi uma adaptação adotada que permitiu uma aproximação e maior engajamento dos estudantes. Como o desenvolvimento da liderança no ambiente profissional envolve o emprego de diferentes métodos, a análise de filmes pode proporcionar a observação e a reflexão sobre a ação e atributos de líderes, a partir de diferentes contextos e culturas. Consideram-se limitações e estudos futuros.
O trabalho se sustenta em uma lista com 38 referências, tais como: Mendonça, J. R. C. de, & Guimarães, F. P. (2008). Do quadro aos “quadros”: o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração. Cadernos EBAPE.BR, 6(spe), 01–21. https://doi.org/10.1590/s1679-39512008000500003 Snyder, H. (2019). Literature review as a research methodology: An overview and guidelines. Journal of Business Research, 104, 333–339. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.07.039 Urick, M. J., & Sprinkle, T. A. (2019). Teaching Leadership: Using Wonder Woman to Highlight the Importance of Gender Diversity.