Resumo

Título do Artigo

O USO DE MÚLTIPLAS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS VIA APLICATIVOS DE MENSAGENS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Pesquisas Qualitativas
Técnicas de Coleta de Dados
Práticas Sociais

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Aline Ribeiro Gomes
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Jose Carlos Lazaro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC

Reumo

Os métodos de pesquisa qualitativa são um recurso que têm encontrado no desenvolvimento tecnológico importantes discussões de adaptação a esse meio. Com a pandemia da COVID-19, essa discussão se tornou mais intensa, já que os pesquisadores não tiveram outra escolha senão adaptar-se às ferramentas tecnológicas para dar continuidade aos estudos de forma sanitariamente segura, sobretudo na coleta de dados. Para o estudo de práticas sociais e comportamentos de consumo, esse fator apresenta muitos desafios, haja vista a necessidade de acompanhamento de cotidianos de indivíduos em muitos estudos.
Em vista dessas adversidades, como uma das possibilidades de contorná-las, este estudo objetiva abordar o uso de múltiplas técnicas de coleta de dados via aplicativos de mensagens e descrever os resultados de uma pesquisa qualitativa da área de Marketing, apresentando o detalhamento de sua aplicação. Nesse intuito, foi abordado o uso de diários solicitados em aplicativos de mensagens aliados aos dados audiovisuais, bem como uso de entrevistas semiestruturadas como ferramentas estratégicas que fornecem uma estrutura de investigação científica online e consequentemente sanitariamente segura.
A realização de um estudo qualitativo pode envolver somente uma técnica de coleta de dados ou uma variedade de procedimentos (Flick, 2018). O uso de diferentes fontes e técnicas de coleta de dados minimiza o risco de vieses interpretativos no estudo e supera as limitações quando se utiliza um só, além de fornecer uma compreensão mais abrangente (Maxwell,2018). Ademais, a coleta de diferentes tipos de dados qualitativos no meio online já vem sendo trabalhada na literatura e tem cada vez mais amadurecido com a ampliação do uso de ferramentas tecnológicas na vida cotidiana (Fielding et al.,2017).
Trata-se de estudo qualitativo com o uso de múltiplas técnicas de coleta de dados via aplicativos de mensagens cujo passo a passo foi explicado em um exemplo ilustrativo. Os dados utilizados são de um estudo baseado nas práticas sociais (Shove et al.,2012) no qual os participantes retrataram seu cotidiano de enfrentamento à pandemia da COVID-19 em diários online com uso de fotos, imagens, textos e áudios, além de entrevistas semiestruturadas. Os resultados receberam análise de conteúdo orientada ao problema (Krippendorff,2004) aliada à proposta de codificação e categorização de Saldaña (2016).
Constatou-se que os aplicativos de mensagens podem ser veículos facilitadores e ampliadores de possibilidades na múltiplas técnicas de coleta de dados qualitativos de forma sanitariamente segura. Por meio do uso desse tipo de tecnologia é possível documentar como os indivíduos estão lidando com a pandemia da COVID-19 em seu cotidiano e também permite que, no futuro, em caso de ocorrência de situações que também exijam o distanciamento ou isolamento social, os aplicativos de mensagens sejam alternativas eficazes na coleta de dados qualitativos.
Em suma, o uso de múltiplas técnicas de coleta de dados conduzidas via aplicativos de mensagens, amparados por entrevistas no decorrer da sua execução, representam uma estratégia de pesquisa qualitativa frutuosa, que incluem e aproximam o pesquisador ao seu campo de pesquisa de forma sanitariamente segura e apresenta muitas possibilidades de recursos midiáticos para explorar práticas cotidianas de consumo em contexto de crise.
Fielding, N., Lee, R., & Blank, G. (2017). The SAGE Handbook of Online Research Methods. SAGE. Flick, U. (2018). The SAGE Handbook of Qualitative Data Collection. SAGE. Krippendorff, K. (2004). Content analysis: an introduction to its methodology. SAGE. Maxwell, J. (2018). Collecting Qualitative Data: A Realist Approach. In Flick (Ed.), The SAGE handbook of qualitative data collection (pp. 19–31). SAGE. Saldaña, J. (2016). The coding manual for qualitative researchers. SAGE. Shove, E., Pantzar, M., & Watson, M. (2012). The dynamics of social practice: Everyday life and how it changes. SAGE.