Resumo

Título do Artigo

A consolidação do mercado de saúde brasileiro e seus reflexos na estratégia de negócio da Dr. Consulta
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Estratégia
Integração Vertical
Fusões e Aquisições

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Regina da Silva de Camargo Barros
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - EPPEN
2 - Durval Lucas Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - EPPEN

Reumo

Em um ambiente de mercado complexo e com seus recém-completados 10 anos de mercado, a “Dr. Consulta” vem se confrontando com um forte dilema: enquanto a empresa oferece apenas serviços de saúde de atenção primária – consultas, exames e pequenos procedimentos – e possui sistema de cobrança esporádico, ou seja, por cada procedimento efetivamente realizado, a concorrência – cada vez mais integrada e verticalizada – oferece serviços ainda mais completos e aposta na cobrança recorrente, por meio de planos populares individuais e empresariais. Seria este o momento de ampliar o escopo de atuação?
O principal objetivo do caso de ensino “A Consolidação do Mercado de Saúde Brasileiro e seus Reflexos na Estratégia de Negócio da “Dr. Consulta” é permitir que estudantes vivenciem e discutam aspectos relacionados aos seguintes temas: verticalização e escalabilidade, redes de cooperação, fusões e aquisições, e uso e gestão de dados. O caso permite que estudantes se coloquem no papel da equipe de gestão da organização, que vive um importante dilema relacionado à sua proposta de valor, e que tem impactos diretos nos seus modelos de negócio e de receita.
Os dados foram coletados mediante a seleção de dados secundários sobre a organização no site da Dr. Consulta: https://www.drconsulta.com/, entrevistas concedidas pelos empresários fundadores em sites especializados, além de notícias veiculadas sobre a empresa.
O caso “A Consolidação do Mercado de Saúde Brasileiro e seus Reflexos na Estratégia de Negócio da “Dr. Consulta” foi desenvolvido para ser utilizado em disciplinas de Estratégia, de cursos de graduação e especialização em Administração.
Andrade, Gregor & Mitchell, Mark & Stafford, Erik. (2001). New Evidence and Perspectives on Mergers. Journal of Economic Perspectives. 15. 103-120. 10.2139/ssrn.269313. Barney, J. (1991) Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management Studies (17:1), pp.99-120. Penrose, E. T. (1959) The theory of the growth of the firm. Great Britain: Oxford Basil Blackwell. Porter, M. E. (1986) Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Ed. Campus.