Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)
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Palavras Chave

Acompanhamento de Egressos
Autoavaliação
Ensino Superior

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Rafaela Butzke Geloch
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Sede
2 - Estela Maris Giordani
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Reumo

A educação superior é fonte de transformação sociocultural (Escrigas e Lobera, 2009), sendo avaliada por parte dos órgãos governamentais para obter a qualidade do ensino ofertado. A CAPES entende que a verificação de egressos da instituição promovem mudanças, alterando a ficha de avaliação dos programas dando maior ênfase, ficando de forma mais clara e concisa a importância do ex-aluno para a IES. Mecanismos efetivos para coletar dados de egressos devem ser criados e implementados em períodos sazonais, garantindo os benefícios de uma cultura institucional que prioriza a qualidade do ensino.
Os ex-alunos da IES são seu principal ativo, possibilitando o feedback de sua contribuição efetiva para a comunidade, observando a importância de manter o relacionamento com os ex-alunos. Para Coelho e Matos (2019), o acompanhamento dos egressos permite verificar, pela formação, se o papel da universidade na sociedade está sendo cumprido. A problemática é investigar na Universidade Federal de Santa Maria, como os programas de Pós-Graduação, têm realizado a avaliação institucional de egressos. A pesquisa tem como objetivo identificar como os PPGs realizam o acompanhamento de seus egressos.
Para Morosini et al. (2016, p. 19) o ato de gerir as instituições universitárias “implica confrontos que adentram formatos assumidos pelas instituições e que encontram respaldo nas políticas públicas, nos movimentos de internacionalização, nas demandas sociais e no avanço científico-tecnológico”. Segundo Hoffmann et al (2021), as IES têm a percepção de que a lealdade dos alunos - parte essencial para a instituição em um mercado competitivo - está relacionada à fidelidade e resulta em vários benefícios, o que evidencia a importância de se auto avaliar por meio dos egressos que formou.
O estudo classifica-se como qualitativa, de natureza exploratória cuja pesquisa realizada na literatura através da plataforma CAFe-CAPES, base de dados Web of Science e Scielo, repositórios etc. O estudo de caso nos PPGs da UFSM, se justifica pela realidade institucional levantada junto aos departamentos responsáveis pela avaliação. A coleta dos dados ocorreu através de questionário, que foi enviado por e-mail o link do mesmo aos representantes dos PPGs, com apoio institucional. Do total 48 foram considerados válidos e a técnica para análise dos dados foi análise de conteúdo (BARDIN, 2011).
Na IES, 85,4% dos PPGs acompanham os egressos e a metodologia mais utilizada é de questionário online, consulta a documentos e contato direto. Houve um crescimento expressivo de acompanhamento de egressos em 2017 por mudanças nas fichas de avaliação da CAPES. Alguns PPGs não estabelecem formas de relação sistêmicas impactando na avaliação, 42,5% não estabelecem relações com egressos. Diversas práticas utilizadas impactam diretamente na qualidade dos PPGs tendo resultados diferenciados dos que não sabem como fazer, sugerindo a institucionalização de ações da IES para acompanhar seus egressos.
O estudo demonstra a importância de institucionalização de políticas de acompanhamento de egressos, definidas no planejamento da IES e garantidas nos regulamentos dos PPGs, pois não estão previstas. As deficiências nos acompanhamentos de egressos na PG repercutiram em conceitos de avaliação mais baixos indicando a necessidade de ferramentas e estratégias institucionalizadas. As mudanças da CAPES impulsionam a IES a trabalhar com seus egressos pois avaliam a qualidade do curso, programa e instituição, expressando a qualidade do ensino ofertado e o legado da universidade para a sociedade.
MOROSINI, M. C. et al. A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores. Revista brasileira de educação, v. 21, p. 13-37, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/4p7KDcPJTWygLP48HTKPv7b/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 jun. 2022. HOFFMANN, R. et al. Satisfação e lealdade discente nas universidades públicas brasileiras. RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 20, n. 1, p. 133-152, 2021. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/20840. Acesso em: 20 abr. 2022.