Resumo

Título do Artigo

GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO NA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA DE RONDÔNIA QUANTO A ADERÊNCIA AO USO DO MÉTODO PDCA.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão pública
Processo Decisório
PDCA

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Avenilson Gomes daTrindade
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO) - Zona norte
2 - Angelina Maria de Oliveira Licorio
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO) - campus Porto Velho Zona Norte
3 - Raquel da Silva Pereira
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-graduação em Administração
5 - ALOIR PEDRUZZI JUNIOR
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO) - Campus Porto Velho Zona Norte

Reumo

A sociedade se tornou mais exigente, e isso implica na otimização dos recursos disponíveis para atender as demandas e possibilitar maior efetividade no resultado das ações governamentais. Nesse contexto, o planejamento desempenha um papel preponderante, pois possibilita uma relação direta entre a necessidade, o plano e a transformação social. As Leis Orçamentárias estabelecem diretrizes, objetivos, metas e prioridades de forma regionalizada da Administração Pública para execução da despesa pública, contudo, há outros métodos que podem ampliar a efetividade dos resultados, como o Ciclo PDCA.
A questão proposta, surge do resultado da média anual da execução orçamentária da SEAGRI que sofre variações significativas de um ano para o outro. O objetivo foi avaliar a aderência e do método PDCA pelos servidores, como solução para melhoria do resultado orçamentário e efetividade dos projetos. Sua relevância está na discussão sobre a utilização dos métodos de trabalho e se o PDCA seria uma solução viável em um cenário de forte necessidade de otimização de recursos, aumento das demandas sociais e forte influência do resultado da ação governamental na transformação da realidade social.
Os estudos de Shewhart inspirou Edwards Deming que criou o ciclo PDCA (SILVA, 2022), uma ferramenta de melhoria da qualidade que se efetiva por um modelo de ciclo com aprimoramento contínuo. Trata-se de uma solução de gestão para a eficiente utilização dos recursos públicos destinados à organização e a racionalização de procedimentos administrativos, diferenciando-se do tradicional ciclo orçamentário e agregando valor a ele, em um esforço pela qualidade total e pela excelência na Administração Pública (DALL’OLIO; CERÁVOLO 2016).
Pesquisa de caráter exploratório, com dados coletados por meio de questionário com questões abertas e fechadas e, com alternativas de respostas pré-fixadas e texto narrativo. O questionário foi aplicado de forma online com uso da ferramenta Google Forms para trinta servidores da instituição, de diferentes áreas da gestão. Os dados foram processados em base estatística e arquivo de depoimentos coletados com gestores lotados na SEAGRI-RO, órgão estadual ao qual compete a coordenação da política pública para o desenvolvimento do agronegócio rondoniense.
36,7% dos pesquisados responderam que utilizam métodos específicos de planejamento, considerando como métodos específicos, os métodos consagrados cientificamente ou de uso comum no ambiente organizacional. Os métodos específicos que 36,7% dos pesquisados afirmaram utilizar são: PDCA, SIGEP (Sistema Integrado de Gerenciamento de Projetos), SIPLAG (Sistema de Planejamento Governamental), Power BI e o Tableau BI. 96,7% dos pesquisados entendem que para o bom resultado de uma ação é necessário utilizar um bom método de gerenciamento, capaz de proporcionar melhorias no controle de cada etapa.
Conclui-se que, mesmo o ciclo PDCA sendo uma ferramenta consolidada no ambiente organizacional, para o setor público ainda é um desafio. Contudo, identificou-se ambiente favorável e receptivo ao uso desta ferramenta no ambiente do setor público para que se tenha ganho de qualidade na realização das políticas públicas a partir do planejamento formal gerando. Desta forma, conclui-se que a SEAGRI é receptiva ao uso do método PCDA, tendo ambiente favorável à sua implantação, podendo ainda adotá-lo complementarmente à outros métodos oficiais legais anteriormente estabelecidos.
DE PAULA, C. H.; SILVA, W. C. EMMENDOERFER, M. L.; ABRANTES, L. A. Dilema Orçamentário: A Busca pela Estabilidade no Contexto de Retração. Casos para Ensino, Revista de Administração Contemporânea. 22 (6), Nov-Dec, 2018. JANKA, T., KOSIERADZKA, A. The new approach to the strategic project management in the polish public administration. Foundations of Management, Vol. 11, Issue 1 – January, 2019. PALUDO, A. Orçamento público, AFO e LRF: teoria e questões. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019.