Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE EQUIPES NO TELETRABALHO EM UM TRADICIONAL BANCO DE VAREJO: UMA PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Teletrabalho
Liderança
Capacitação

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - ANDRÉ SOUZA DE LIMA
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - José Carlos da Silva Freitas Junior
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios
3 - Patricia Martins Fagundes Cabral
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPG Gestão e Negócios
4 - Isadora Alves Vieira
-

Reumo

O modelo de trabalho que se verifica neste momento apresenta a intensificação do teletrabalho que já existe, mas que tem sido utilizado de forma alternativa desde a pandemia da COVID 19. No mercado financeiro, principalmente bancário, ocorre da mesma forma. O setor bancário e seus dirigentes precisaram se adaptar rapidamente ao teletrabalho. A formação tornou-se essencial para o alcance dos objetivos e a correta gestão das suas equipas, pois o líder precisa estar em constante aprendizagem para garantir que seus conhecimentos, habilidades e atitudes estejam coerentes com o que o mercado exige
Expressões como home office, teletrabalho, trabalho remoto, trabalho flexível, modelo de trabalho híbrido surgem com muita frequência atualmente e o setor bancário sofreu um grande impacto. O preparo dos stakeholders ao processo é indispensável para sua melhor execução e o papel do líder é fundamental em promover, com ações, o relacionamento de trabalho e o desenvolvimento da identidade da equipe, com o objetivo de não afetar negativamente a eficácia do teletrabalho. A busca pelo aprimoramento de competências de liderança é um desafio recorrente para as organizações e também aos gestores.
Diante desse contexto, surgiu a seguinte questão de pesquisa: como os gestores de um banco de varejo podem melhorar sua gestão, considerando o modelo de teletrabalho em um banco de varejo tradicional? Para responder à questão, foi estabelecido o objetivo geral de propor um modelo de treinamento, que visa capacitar a liderança para a gestão no modelo de teletrabalho em um banco de varejo tradicional. O impacto na gestão das equipes em teletrabalho e a inserção, de maneira objetiva, do modelo de teletrabalho como uma prática sólida e eficiente na instituição.
Na busca por atender ao objetivo geral do trabalho os autores foi desenvolvido o artefato seguindo os passos do Design Science Research, inicialmente foi desenvolvida a versão 1 do artefato, em seguida a mesma foi apresentada a especialistas via o grupo focal. Com bases nos feedbacks os dados deste momento foram utilizados para ajustar a versão 1 do artefato e após criou a versão final que também foi validada em outro grupo focal. Assim, o artigo apresentar uma proposta de capacitação para os gestores melhorarem a liderança de equipes em teletrabalho no banco estudado.
O modelo de treinamento proposto foi desenvolvido, alterado, avaliado e validado pelos profissionais elencados e aborda temas importantes para a correta gestão de equipes em teletrabalho, como comunicação, monitoramento de resultados, habilidades de liderança, ferramentas e tecnologias, entre outros, apresentados em profundidade neste trabalho pelo autor. Ao finalizar o trabalho, aponta para o sucesso no alcance do objetivo geral do trabalho de propor um modelo de treinamento, que visa capacitar a liderança para a gestão no modelo de teletrabalho em um banco de varejo tradicional.
O artefato foi desenvolvido e aponta para o sucesso no alcance do objetivo geral do trabalho. A indicação é que sejam pesquisadas outras áreas de liderança de times, como por exemplo, multinacionais do setor metalúrgico, cooperativas de crédito, organizações não governamentais e empresas públicas federais, entre outros. Outra ideia de estudo futuro é realizar proposta de treinamento para líderes em trabalho presencial, para manter a constante lapidação de suas habilidades e competências de gestão e condução de equipes de maneira geral, e não somente colaboradores em teletrabalho.