Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO INOVADOR NA EMPRESA: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS EMPREGADOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Comportamento Inovador
Liderança
Empregados

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Marcia Pereira Da Costa
Atitus Educação - Passo Fundo
2 - Claudionor Guedes Laimer
Atitus Educação - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Reumo

Vivemos em um mundo globalizado e em constante evolução, onde a variação contínua das empresas é uma exigência. Nesse contexto, tanto os líderes quanto os funcionários têm a responsabilidade de apoiar a inovação, a fim de alcançar os objetivos esperados pelo mercado. Os líderes, em particular, desempenham um papel crucial na influência do comportamento dos funcionários nas empresas. No entanto, além da liderança, outros fatores também desempenham um papel significativo na influência do comportamento inovador, como a satisfação no trabalho e a orientação para a aprendizagem.
Dado que o comportamento inovador nas empresas é influenciado por uma variedade de fatores e desempenha um papel crucial no desempenho organizacional, especialmente em contextos altamente competitivos o problema de pesquisa aborda a seguinte questão: quais são os fatores, com impacto no comportamento inovador nas empresas? Assim, o objetivo do presente estudo é investigar o efeito da liderança, da satisfação e orientação para aprendizagem no comportamento inovador dos empregados.
A literatura apresenta inúmeros fatores influentes no comportamento dos empregados nas empresas. Especificamente neste estudo salienta-se que os líderes são chaves na motivação dos liderados, incluindo criatividade, comportamento inovador e voz (Carnevale, 2017), bem como a orientação para aprendizagem do próprio individuo (Wu et al., 2022) e a satisfação no trabalho colaboram para o comportamento inovador dos empregados (Alshebam,2021).
Este estudo foi caracterizado como uma pesquisa quantitativa e descritiva, sendo realizado um levantamento de dados de corte transversal, utilizando uma survey como instrumento de coleta de dados, com a técnica de amostragem por conveniência.
A amostra total foi composta por 80 participantes. Por meio da análise de regressão linear simples o presente estudo, trouxe evidencias que os líderes, satisfação no trabalho e a orientação do próprio indivíduo colaboram para a inovação dos empregados.
O objetivo proposto no estudo foi confirmado com os resultados encontrados. Especificamente encontrou-se que tanto a qualidade do relacionamento, como o suporte da liderança, satisfação e aprendizagem influenciam o comportamento inovador dos empregados.
Alshebami, A. S. (2021). The influence of psychological capital on employees’ innovative behavior: mediating role of employees’ innovative intention and employees’ job satisfaction. Sage Open, 11(3), 21582440211040809. Carnevale, J. B., Huang, L., Crede, M., Harms, P., & Uhl‐Bien, M. (2017). Leading to stimulate employees' ideas: A quantitative review of leader–member exchange, employee voice, creativity, and innovative behavior. Wu, TJ., Zhang, RX. & Li, JM. How does goal orientation fuel hotel employees’ innovative behaviors? A cross-level investigation. Curr Psychol (2022).