Resumo

Título do Artigo

Estudo Meta-analítico de Internet das Coisas (IoT)
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Palavras Chave

aceitação de IoT
aceitação de tecnologia
estados relacionais

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - BERNARDO BALEJOS FRANTZ
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - Jean Carlos de Oliveira Rosa
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPGAdm
3 - Wagner Junior Ladeira
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Reumo

O crescimento recente e complexidade da adoção do IoT pelo consumidor final destacam a necessidade de compreender os impulsionadores dessa adoção. O IoT é uma rede de dispositivos conectados que promete melhorar a eficiência dos serviços. Sua popularidade trouxe benefícios e riscos de mudança disruptiva. Estudos meta-analíticos sintetizam a literatura em um framework de quatro etapas, examinando relações e analisando moderação. Propõem um mapa das principais variáveis que geram a aceitação do IoT, contribuindo teoricamente e gerencialmente.
Compreender os impulsionadores da adoção do IoT pelo consumidor final é o problema de pesquisa. O objetivo é sintetizar a literatura em um framework meta-analítico, examinar as relações e propor um mapa das principais variáveis que geram a aceitação do IoT, contribuindo teoricamente e gerencialmente.
A IoT conecta máquinas e oferece vantagens em diversos setores. Para os consumidores, geladeiras inteligentes são um exemplo de benefício, rastreando o consumo e fazendo reposição de alimentos. No entanto, preocupações com segurança e privacidade ainda limitam a adoção do IoT. Pesquisas anteriores focaram mais em aspectos técnicos, negligenciando questões comportamentais e de atitude dos usuários. A segurança e privacidade são desafios importantes a serem superados para aumentar a confiança dos consumidores no uso do IoT.
O presente estudo aumenta a compreensão da aceitação da IoT e seus possíveis moderadores. Nossa meta-análise desenvolveu e testou uma estrutura abrangente que dividiu o processo de aceitação da IoT em quatro estágios. Ao desenvolver e testar esse modelo meta-analítico, nosso estudo tenta esclarecer o papel da aceitação da IoT e fornece vários insights sobre os quatro estágios e possíveis moderadores. Em consonância com estudos anteriores, os achados meta-analíticos de modelagem de equações estruturais sugerem que as variáveis antecedentes afetam diretamente as variáveis consequentes.
Nossa metanálise revelou que a atitude tem um impacto mais forte na intenção de adoção do IoT em amostras pequenas, públicos jovens, estudos recentes e países orientais. Serviços de saúde e serviços críticos fortalecem a aceitação da IoT. A presença de marca e alto nível de experiência também fortalecem o relacionamento entre atitude e intenção IoT. Não encontramos diferenças significativas em relação ao gênero, questionário aplicado e tipo de dispositivo IoT. O contexto do aplicativo não apresentou diferenças entre cidades inteligentes, casas inteligentes e varejo inteligente.
Aldossari, M. Q., & Sidorova, A. (2020) Asch, S. E. (1952) Baltuttis, D., Häckel, B., Jonas, C. M., Oberländer, A. M., Röglinger, M., & Seyfried, J. (2022) Barki, H., & Hartwick, J. (1994) Bitencourt, C. C., de Oliveira Santini, F., Ladeira, W. J., Santos, A. C., & Teixeira, E. K. (2020) Blut, M., Wang, C., Wünderlich, N. V., & Brock, C. (2021) Brous, P., Janssen, M., & Herder, P. (2020) Čehovin, G., Bosnjak, M., & Lozar Manfreda, K. (2022) Chi, O. H., Denton, G., & Gursoy, D. (2020) Choi, H. Y., Keil, M., & Baird, A. M. (2022) Cooper, H., Hedges, L. V., & Valentine, J. C. (2019)........