Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DO LÍDER ESCOLAR NA TRANSIÇÃO DA PANDEMIA PARA O PÓS- PANDEMIA: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

líder escolar
gestão escolar
pós-pandemia

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Liderança e suas Dimensões

Autores

Nome
1 - LUCAS DA SILVA AZEVEDO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA
2 - Luiz Henrique da Silva
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
3 - Ana Paula Pereira dos Passos
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Reumo

A pandemia teve consequências significativas na área da educação. O fechamento de escolas levou à adoção do ensino remoto, resultando em perda do convívio social entre atores escolares. As escolas tiveram que se adaptar rapidamente, lidando com preocupações relacionadas à saúde física e emocional dos professores e alunos, além da reestruturação da educação digital. A condução da educação digital exigiu proatividade, inovação e criatividade por parte dos líderes escolares. Os desafios sociais emergentes exigiram respostas adaptativas e estratégias para lidar com a nova realidade.
A gestão escolar enfrentou desafios complexos durante e pós-pandemia, exigindo reflexões aprofundadas. Faz-se necessário investigar as funções dos líderes escolares nesse contexto, compreendendo os fatores que levaram a configurações bem-sucedidas ou fracassadas. Também refletir sobre as relações no ambiente escolar e analisar as transformações ocorridas na gestão pedagógica, administrativa, financeira e relacional. Portanto, este estudo buscou compreender os desafios e transformações enfrentados pelos líderes escolares durante a transição da pandemia para o pós-pandemia na gestão escolar.
Líderes escolares durante a pandemia enfrentaram dificuldades na gestão da educação digital, aprendizagem, currículo e formação de professores. Eles também lidaram com pressões e demandas burocráticas, sobrecarga de trabalho e falta de preparo tecnológico (Peres, 2020). No pós-pandemia, enfrentaram desafios como readequação do calendário escolar, implementação de medidas sanitárias e garantia da segurança dos alunos. Assim, a liderança escolar desempenhou um papel central na motivação, orientação e gestão da comunidade escolar, enfrentando conflitos e desenvolvendo habilidades de inteligência.
Esta pesquisa foi qualitativa, exploratória, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com líderes escolares de uma organização privada de educação no Brasil. Foram estabelecidas quatro categorias de análise: sentimentos vivenciados, desafios enfrentados, aprendizados dos líderes e novo papel do líder no pós-pandemia. Os líderes entrevistados foram selecionados considerando sua experiência de pelo menos seis anos na área e diversidade de vivências. As entrevistas foram conduzidas online, gravadas em áudio e posteriormente transcritas e, adotou-se a técnicas de análise de conteúdo.
O contexto pandêmico afetou as emoções dos líderes escolares, destacando o medo e a oscilação emocional. Os líderes e os professores enfrentaram dificuldades, como a falta de convivência social e a adaptação ao ensino remoto. Os impactos nos alunos também foram observados, como a dificuldade de aprendizagem e o aumento da indisciplina. Os aprendizados dos líderes incluíram a valorização das pessoas, a escuta ativa e a busca por soluções colaborativas. As novas dificuldades no pós-pandemia envolvem a readaptação dos alunos, os conflitos na convivência escolar e a tensão entre famílias e escola.
Conclui-se que os líderes escolares aprenderam a lidar com as adversidades impostas pela pandemia, adotando uma abordagem mais humanizada e preocupada com as necessidades emocionais e socioemocionais de todos os envolvidos na comunidade escolar. Eles reconheceram a importância da escuta, da empatia e do cuidado com o bem-estar geral, buscando fortalecer os laços entre a escola, os alunos, os professores e os pais. Também precisaram entender o seu novo papel no pós-pandemia, que requer empatia, inteligência emocional e resiliência.
Peres, M. R. (2020). Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista de Administração Educacional, 11(1), 20-31.