Resumo

Título do Artigo

CONSUMO DIGITAL DE LIVE STREAMS MEDIADAS POR VTUBERS
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Palavras Chave

Consumo Digital
Live Streams
VTubers

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - Luca Vinicius Ferreira Rebuli
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Câmpus Curitiba - CT
2 - Georgiana Luna
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Curitiba

Reumo

Os espaços virtuais ganharam relevância na vida das pessoas e abrigam o consumo de material produzido por criadores de conteúdo, fenômeno que aumentou significativamente a partir da pandemia. A relação entre consumidores e criadores de conteúdo promove a socialização e estabelece vínculos emocionais, por meio de dois mecanismos: i) interesses compartilhados e detalhes de sua vida pessoal, que acaba propiciando a sensação de proximidade, criando vínculos e ii) plataformas de redes sociais que favorecem a formação de comunidades online de consumo voltadas para temas ou conteúdo específicos.
Neste sentido, temos as lives streams mediadas por VTubers, criadores de conteúdo que performam com um avatar 2D (bidimensional) ou 3D (tridimensional), com estética de anime. Por ser um fenômeno relativamente recente e desconhecido, o presente estudo se guia pelo objetivo de compreender como se configura a experiência de consumo digital de live streams mediadas por VTubers, considerando os vínculos afetivos e emocionais compartilhadas com sua audiência. Vale ressaltar que não identificamos nenhuma publicação na Administração e Marketing.
O consumo digital, de acordo com Montardo (2016), é o fator viabilizador da prática de socialização online, que por sua vez, é considerada uma prática, pois pressupõe o acesso à internet, capacidade de navegar por redes sociais, conhecimento das affordances das redes, e outros saber-fazeres. E as relações de consumo digital são essencialmente relações sociotécnicas, ou seja, não é possível distinguir onde começa o fator humano e social e onde começa o fator técnico, o fenômeno é analisado como um todo, considerando não-humanos e a simbiose humano-tecnologia.
Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa-exploratória, conduzida por uma netnografia, com observações participantes em live streams de VTubers e em comunidades de fãs localizadas em redes sociais. As etapas de condução da pesquisa consistiram na formulação de temas e perguntas de pesquisa, seguida da identificação das comunidades a serem estudadas, por meios de mecanismos de busca e subsequente participação. Foram coletados dados arquivais, dados extraídos e dados de notas de campo.
Entendemos que a experiência de consumo das performances foi compreendida por meio da netnografia realizada nas comunidades de fãs de VTubers, quando foi possível perceber que os fãs criam uma relação parassocial afetiva com as VTubers, e muitos fãs afirmam que o consumo de live streams de VTubers melhorou sua saúde mental, especialmente durante a pandemia. Os principais achados deste estudo foram: a verificação de que as performances de VTubers são significativamente híbridas, entre humanos e não-humanos, as affordances do avatar e a narrativa fictícia dos personagens.
Os principais resultados observam que as performances de VTubers são significativamente híbridas, entre humanos e não-humanos, a percepção de que a relação parassocial dos fãs para com as VTubers é altamente afetiva, capaz tanto de trazer bem-estar, como originar comportamentos obsessivos, e a constatação de que a prática de socialização online ocorre simultaneamente tendo como principal fator a recompensa emocional para os fãs.
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