Resumo

Título do Artigo

DO TRABALHADOR DO CONHECIMENTO AO ORGANIZADOR DO CONHECIMENTO: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO
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Palavras Chave

Organizador do Conhecimento
Trabalhador do Conhecimento
Informação e Conhecimento

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Márcio da Silva Finamor
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Duque de Caxias
2 - Davi José de Souza da Silva
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Duque de Caxias

Reumo

Esse artigo discorre sobre o papel dos trabalhadores do conhecimento e dos organizadores do conhecimento – os denominados profissionais da informação – estabelecendo um elo com a Ciência da Informação (CI) campo interdisciplinar que está preocupado com a análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação, do conhecimento e dos documentos. Essa área possibilita abordar o potencial dos processos, técnicos, de gestão, habilidades e competências que envolvam a prática da infraestrutura da informação, do conhecimento e da memória organizacional.
Diante do exposto, surge a seguinte questão: quem e como podem possibilitar que os processos envolvendo conhecimento, informações, memórias e documentos sejam adequados, estruturados e organizados de maneira a facilitar o armazenamento, acesso e compartilhamento? Portanto, o objetivo deste trabalho é reflexionar e propor um modelo sobre a noção do organizador do conhecimento como fator estratégico no ambiente organizacional, quanto aos artefatos informacionais, do conhecimento e da memória organizacional para além das atividades organizacionais e processos.
Conforme a literatura crítica sobre as atividades e processos do trabalhador do conhecimento nas organizações, há uma certa insuficiência (Pfeffer & Sutton, 1999) e equivocidade (existência de múltiplos significados ou interpretações) (Daft & Macintosh, 1981), bem como, ambiguidades em relação ao conhecimento (Alvesson, 2004) e instabilidade (Cunliffe, 2003). A simples atividade de compartilhar conhecimento e o uso da tecnologia da informação são considerados insuficientes (Heisig, 2009; Farooq, 2020). São necessárias mais pesquisas para operacionalizar a gestão do conhecimento (Bashir, 2020).
Entender essa problemática é essencial para os processos organizacionais. Pesquisas apontam a necessidade de novos modelos de medição de conhecimento mais centrados nos indivíduos, considerando fluxos dinâmicos, adaptações ao ambiente e estratégia organizacional (Ragab & Arisha, 2013). As atividades de geração, aquisição, organização e compartilhamento de conhecimento (informação e documentos) têm um impacto significativo no capital intelectual da organização, influenciando a tomada de decisões e estratégias (Andreeva & Kianto, 2012; Hussinki et al., 2017; Harb & Abu-Shanab, 2020).
Este artigo propõe reflexionar e propor um modelo de atuação profissional do organizador do conhecimento como fator-chave e estratégico nas organizações para melhorias nos aspectos informacionais, do conhecimento e da memória organizacional, já que, todos são trabalhadores do conhecimento.
Alvesson Antunes, H. D. J. G., & Pinheiro, P. G. (2020 Bell, D. (1999). Blackler, F. (1995). Choo, C. W. (2006). Connelly, C. E., & Kelloway, E. K. (2003). Drucker, P. F. (2011 Farooq, R. (2019 Harb, Y., & Abu-Shanab, E. (2020). Heisig, P. (2009). Hussinki, H., Ritala, P., Vanhala, M., & Kianto, A. (2017 Khaksar, S. M. S., Chu, M. T., Rozario, S., & Slade, B. (2023). Kelloway, E. K., & Barling, J. (2000 Nonaka, L., Takeuchi Pyöriä, P. (2005). Wright, K. (2005).