Resumo

Título do Artigo

O método na pesquisa em administração: o Fio de Ariadne na busca pelo conhecimento
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Método científico
Rigor
Epistemologia

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Vânia cristina ferreira
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - PPGCC
2 - MARCIA ZANIEVICZ DA SILVA
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau

Reumo

Este ensaio teórico utiliza a metáfora do fio de Ariadne, elemento da mitologia grega, como um condutor para representar o caminho na busca pelo conhecimento científico. Em termos epistemológicos, esse guia se refere ao método científico, por se tratar de uma abordagem sistemática para a investigação da realidade (Given, 2008).Da mesma forma que Teseu precisava manter contato com o fio para encontrar o caminho de volta, os pesquisadores precisam manter contato com o método escolhido, para alcançar o conhecimento, de forma fiel e adequada ao seu objetivo de pesquisa (Fanaya, 2020).
O comprometimento com a verdade em tempos de falsas notícias (fake news) (Christensen et al., 2019) intensifica a utilidade final da ciência para a compreensão da realidade (Wagensberg, 2014). A preocupação com a crise de credibilidade, despertou o interesse pela transparência e reprodutibilidade da pesquisa (Freese et al., 2022). Mas de que maneira o método pode contribuir com o progresso do conhecimento científico? Neste contexto, o objetivo deste ensaio teórico é asseverar a importância do rigor do método para sustentar a falseabilidade e a reprodutibilidade do conhecimento científico.
Neste ensaio teórico, o fio de Ariadne que guiou Teseu para fora do labirinto (Parise et al., 2023), representa uma analogia à necessidade de um caminho claro e guiado para a pesquisa científica para garantir a integridade e a validade dos resultados obtidos. Esse fio condutor representa o método para a ciência que auxilia o pesquisador na condução dos estudos (Vasconcelos & Arcoverde, 2007) e demanda que o cientista atue com acentuada retidão e rigor em seu trabalho (Noreña et al., 2012), sob uma perspectiva funcionalista (Burrell & Morgan).
No nível mais geral, a reprodutibilidade diz respeito a encontrar relações na mesma direção e com força semelhante conforme relatado no estudo original (Goodman et al., 2016). A reprodutibilidade garante que os métodos de estudos anteriores sejam repetidos para reunir, sistematicamente, evidências sobre uma determinada questão de pesquisa (Hardwicke et al., 2020). A sistematização de pesquisas, geralmente realizadas por meio de revisões sistemáticas e meta-análises podem corroborar ou falsear os resultados encontrados em estudos prévios (Hardwicke et al., 2020).
Em resposta aos questionamentos deste ensaio teórico, compreende-se que o método representa o fio condutor para o pesquisador manter o rigor científico na busca pelo conhecimento, tanto quanto o Fio de Ariadne guiou Teseu. O método guia o cientista para que não se perca na imaginação e se distancie de uma linguagem clara, desejável na condução dos estudos, mantendo o cientista na linha do rigor científico.
Eisenhardt, K., Graebner, M., & Sonenshein, S. (2016). Grand Challenges and inductive methods: Rigor without rigor mortis. Academy of Management Journal, 59(4), 1113–1123. Fanaya, P. F. (2020). O fio de Ariadne: imaginação, ciência e arte. Literatura e ciência, 72(1), 41–44. https://doi.org/doi.org/10.21800/2317-66602020000100013 Noreña, A. L., Alcaraz-Moreno, N., Rojas, J. G., & Rebolledo-Malpica, D. (2012). Aplicabilidad de los criterios de rigor y éticos en la investigación cualitativa. Aquichán, 12(3), 263–274. http://www.scielo.org.co/pdf/aqui/v12n3/v12n3a06.pdf